O edital do concurso TCE PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) continua iminente, devendo ser lançado ainda neste primeiro semestre de 2024. O organizador será o conhecido Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Situação atual do concurso TCE PR
Previsão de edital
Nos dias 28 de junho de 2023 e 22 de fevereiro de 2024 o Tribunal de Contas do Paraná forneceu todas as coordenadas para realização do seu próximo concurso público. Segundo o primeiro comunicado, serão oferecidas, inicialmente, seis vagas para as seguintes especialidades da carreira de Auditor de Controle Externo:
- Administrativa – 1 vaga;
- Contábil – 1 vaga;
- Econômica – 1 vaga;
- Engenharia – 1 vaga;
- Jurídica – 1 vaga; e
- Tecnologia da Informação – 1 vaga.
O edital tem previsão de ser liberado até o final do mês de abril de 2024. Para selecionar os profissionais, além de conduzir todos os pormenores do concurso TCE PR, foi contratado, por dispensa de licitação, o Cebraspe. O segundo comunicado do próprio TCE fez questão de enfatizar que trata-se de uma das maiores instituições brasileiras organizadoras de concursos, avaliações e certificações.
Déficit de servidores do TCE PR
Remuneração e benefícios do TCE PR
Como serão as provas do concurso TCE PR
Matérias da prova objetiva de Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Controle Externo;
- Auditoria Governamental;
- Administração Financeira e Orçamentária;
- Administração Geral e Pública; e
- Raciocínio Lógico.
Matérias da prova objetiva de Conhecimentos Específicos
- Engenharia: Obras – planejamento, normas, fiscalização e legislação, obras de edificações, obras hídricas e de saneamento básico, obras rodoviárias;
- Contábil: Contabilidade geral, Contabilidade Pública, matemática financeira e estatística;
- Jurídica: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Financeiro, Direito Previdenciário, Direito Penal, Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito Tributário;
- Econômica: Economia e demografia do Paraná, economia brasileira contemporânea, microeconomia, economia do setor público, sistema financeiro nacional, avaliação econômica de projetos e ativos e estatística;
- Tecnologia da Informação: Engenharia de software, infraestrutura de TI, contratações em TI, segurança da informação e Ciência de Dados;
- Administrativa: Administração geral, Administração Pública, gestão de pessoas, gestão de processos e da qualidade, gestão de riscos e administração da produção e financeira.
Concurso TCE PR: inscrições
Como dissemos antes, por se tratar da mesma banca que realizou o último concurso, estamos um pouco confortáveis para prever situações rotineiras. Exemplo disso é o processo de inscrição para o próximo concurso TCE PR.
Tradicionalmente, o Cebraspe, assim como todas as organizadoras brasileiras, adota o processamento eletrônico das inscrições. Dessa forma, a inscrição poderá ser feita no link especificado no próximo edital.
O período de candidaturas costuma iniciar às 10h do primeiro dia e vai até as 23h59 do último dia. No concurso TCE PR de 2016, a taxa de inscrição foi de R$ 160,00 e teve direito a pedir isenção desse pagamento os seguintes candidatos:
- Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); e
- Membros de família de baixa renda.
Como foi o último concurso TCE PR
O último concurso TCE PR ofereceu 12 vagas de ampla concorrência, além de cadastro de reserva, no mesmo cargo agora previsto: Analista de Controle. A diferença é que, na época, foram nove áreas de atuação, a saber:
- Cargo 1: Analista de Controle – Área: Administração;
- Cargo 2: Analista de Controle – Área: Arquitetura;
- Cargo 3: Analista de Controle – Área: Atuarial;
- Cargo 4: Analista de Controle – Área: Comunicação Social;
- Cargo 5: Analista de Controle – Área: Contábil;
- Cargo 6: Analista de Controle – Área: Engenharia Civil;
- Cargo 7: Analista de Controle – Área: Engenharia Elétrica;
- Cargo 8: Analista de Controle – Área: Tecnologia da Informação; e
- Cargo 9: Analista de Controle – Área: Jurídica.
As provas escritas (objetivas e discursivas) foram aplicadas em setembro de 2016, nos turnos da manhã e da tarde, com duração total de cinco horas. Na fase de provas objetivas, o total máximo possível de se atingir foi de 100 pontos em questões do tipo de múltipla escolha (A, B, D, E), que não é, tradicionalmente, o estilo do Cebraspe.
Na fase de provas discursivas, o total máximo de pontuação foi de 40 pontos, sendo compostas por quatro questões que deveriam ser respondidas com até 15 linhas de texto em cada. Os temas foram provenientes da parte de Conhecimentos Específicos.
Para desempatar os candidatos, o Cebraspe utilizou os seguintes critérios de preferência:
- Idade igual ou superior a 60 anos;
- Maior nota na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2;
- Maior número de acertos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2;
- Maior nota na prova objetiva de Conhecimentos Básicos P1;
- Maior número de acertos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos P1;
- Maior nota final nas provas discursivas;
- Maior idade; e
- Exercício da função de jurado.
Mais informações
Para a obtenção de mais informações sobre o concurso TCE PR de 2016, o melhor caminho é ler a íntegra do edital e de todas as publicações importantes do evento. Veja como consultá-los:
- Visite o Portal da Transparência do TCE PR, por meio deste link, que já cai na página do “Concurso – Analista de Controle – 2016”; ou
- Visite a página eletrônica criada pelo Cebraspe em 2016, para alocar todos os arquivos do concurso.
Continuam disponíveis também, para resolução de dúvidas, o e-mail (sac@cebraspe.org.br) e o telefone (61-3448-0100), ambos do Cebraspe.