Foi lançado o edital da chamada pública de Brejo da Madre de Deus, no estado de Pernambuco, uma iniciativa tomada pela Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer da Prefeitura.
A seleção se faz necessária para que sejam recrutados candidatos ao preenchimento de vagas de alfabetizadores para a prestação de atividade voluntária no Programa Brasil Alfabetizado – PBA.
Vagas da chamada pública
Será formado, por meio desta chamada pública de Brejo da Madre de Deus, um banco de reserva para a contratação futura de alfabetizadores. Apesar de ser uma atividade voluntária, será concedida uma bolsa no valor de R$ 1.200,00.
O Programa Brasil Alfabetizado – PBA, atenderá estudantes não inseridos no sistema formal de ensino e serão criadas turmas de alfabetização nas zonas rurais e/ou urbanas. Para poder disputar a seletiva, é preciso:
- Ser brasileiro nato, naturalizado;
- Ter ensino médio completo, preferencialmente com experiência em educação popular e EJA;
- Ter, no mínimo, 18 anos de idade completos;
- Ser capaz de manter controle sobre o trabalho em desenvolvimento e desempenhar todas as atividades relativas à alfabetização de jovens, adultos e idosos;
- Gozar de aptidão física e mental para o exercício da função;
- Ter formação e experiência;7
- Ter disponibilidade de carga horária de 12 horas por semana;
- Ter disponibilidade para participar da formação inicial e da formação continuada.
Inscrição e seleção
A inscrição deve ser realizada pelo e-mail seducbmd2023@gmail.com ou presencialmente na Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer, no período de 31 de outubro a 4 de novembro de 2024.
A chamada pública dos alfabetizadores será decidida, primeiramente, por uma análise curricular, devidamente comprovado. A formação acadêmica e a experiência pesaram, nesse momento.
A segunda fase será de entrevista com o candidato, para conhecer seu perfil e potencial profissional, bem como a expertise em alfabetização.
Mais informações
Leia o edital completo, divulgado no Diário Oficial dos Municípios, edição de 31 de outubro de 2024. Para resolver dúvidas, utilize o e-mail indicado ou compareça à SME.