Marinha do Brasil abre processos seletivos para Aquaviários

Processo seletivo Marinha é para o Curso de Adaptação de Aquaviários e para os Cursos de Formação de Aquaviários. Veja os detalhes nesta notícia.

Está lançado o novo processo seletivo Marinha, regrado pelo edital nº 03/2024, publicado pelo Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), sediado em Belém - Pará, vinculado à Autoridade Marítima para a Marinha Mercante.

continua depois da publicidade

A meta é promover a admissão ao Curso de Adaptação para Aquaviários Módulo Específico para Fluviários – Seção Convés (CAAQ-MFL-1/2024) e aos Cursos de Formação de Aquaviários - Marinheiro Fluvial de Convés - Nível 3 (CFAQ-MFC-2/2024) e Marinheiro Fluvial de Máquinas - Nível 3 (CFAQ-MFM-2/2024).

Ao todo, são oferecidas 30 vagas em cada um dos cursos, lembrando que todos os cursos citados possuem duas partes: a primeira teórica e a segunda de estágio supervisionado. Neste último caso, o estágio se dará após a conclusão da parte teórica, desde que tenha o aproveitamento necessário.

O estágio, propriamente dito, diz respeito à chamada "Prática Operacional a Bordo (Estágio Supervisionado)". Terá carga horária de 288 horas, ficando dele dispensados os militares veteranos da Marinha do Brasil que pertençam ao CPA/QPA.

Leia também

Como se inscrever

As inscrições acontecem no período de 1º a 10 de julho de 2024, por meio do site da Marinha do Brasil, ao custo de R$ 8,00, devendo os candidatos ficarem atentos a alguns requisitos, a exemplo de:

  • Ser brasileiro (ambos os sexos) nato ou naturalizado;
  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Ter o 9º ano do Ensino Fundamental, no caso dos candidatos interessados em ingressar nos cursos CFAQ-MFC-2/2024 e CFAQ-MFM-2/2024
  • Possuir curso de educação profissional técnica de Nível Médio, em uma das áreas listadas no item 3.2 do edital, se for concorrer ao curso CAAQ-MFL-1/2024.

Processo seletivo Marinha: classificação

A primeira etapa será o exame de seleção, previsto para ser aplicado no dia 28 de julho de 2024. Os demais acontecimentos integrantes do processo seletivo Marinha serão:

  • Entrega e verificação de documentos (eliminatória);
  • Apresentação de atestados médicos e teste de suficiência física (eliminatória); e
  • Matrícula e início dos cursos (eliminatório).

Saiba mais

Obtenha informações precisas tendo acesso completo ao edital e demais anexos do concurso Marinha. Basta acessar a página de seleções da Marinha. Se tiver dúvidas, utilize um dos canais de contato da instituição.

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade