Marinha do Brasil abre seleção para Curso de Adaptação de Aquaviários

Processo seletivo Marinha do Brasil abre 30 vagas em curso realizado pelo Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar. Veja como participar.

O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) divulgou o edital nº 02/2022 referente ao processo seletivo Marinha do Brasil. O objetivo da seleção é preencher 30 vagas para profissionais de nível técnico, que serão matriculados no Curso de Adaptação para Aquaviários - Módulo específico para Marítimos - Seção de Máquinas - Eletricidade (CAAQ- ELT-1/2022).

continua depois da publicidade

O CIABA, local onde será realizado o curso de adaptação, está localizado no município de Belém - PA.

Vagas ofertadas pelo processo seletivo Marinha do Brasil

Poderão concorrer às 30 vagas ofertadas no processo seletivo os profissionais que, entre outros requisitos exigidos em edital, possuírem curso técnico nas áreas de Eletricidade, Eletrônica, Automação ou Telecomunicações.

Leia também

Aqueles que forem classificados dentro do número de vagas ofertadas passarão por um período escolar. Em caso de aprovação, conforme consta em edital:

continua depois da publicidade

(...) haverá um estágio de oito semanas a bordo de embarcações mercantes com potência propulsora maior ou igual a 750KW, utilizadas na navegação em mar aberto ou no apoio marítimo, nas quais lotarem a categoria de Eletricista.

Inscrições no processo seletivo

A inscrição custa R$ 8,00 e será realizada entre os dias 28 de março e 08 de abril de 2022, via Correios.

Os candidatos interessados deverão encaminhar a documentação (sem necessidade de serem autenticadas) exigida em edital para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, Seção de Inscrição. O endereço é Rodovia Arthur Bernardes n° 245 - Bairro: Pratinha - Belém - PA - CEP: 66816-900.

continua depois da publicidade

Processo seletivo Marinha do Brasil: etapas

A primeira etapa do processo seletivo Marinha do Brasil é o exame de conhecimentos, que ocorrerá na data provável de 01 de maio de 2022.

Essa prova será composta por 30 questões objetivas em nível de 3º ano do ensino médio. Serão 9 questões de Língua Portuguesa, 9 questões de Matemática e 12 questões de Eletricidade.

A nota máxima da prova será 120 pontos, uma vez que cada questão valerá quatro pontos. Os candidatos que obtiverem nota zero em qualquer das provas serão eliminados do processo seletivo.

continua depois da publicidade

Em caso de empate, terá preferência aquele que possuir a maior idade.

Os candidatos melhores classificados em até duas vezes o número de vagas ofertadas serão convocados para a segunda etapa da seleção, que será o teste de suficiência física.

Para obter aprovação, o candidato deverá ser aprovado em cada teste:

  • Prova de natação: será necessário nadar 25 metros, sem limite de tempo, em qualquer estilo de nado;
  • Prova de permanência dentro d’água: é necessário permanecer flutuando, sem qualquer auxílio, por pelo menos 10 minutos.

A terceira etapa do processo seletivo será a matrícula no curso de adaptação.

Prazo de validade e outras informações sobre o certame

O processo seletivo será válido até a data da matrícula no curso. Mais informações poderão ser obtidas no edital da seleção, publicado no site da Marinha do Brasil/CIABA.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o órgão pelo e-mail ciaba.secom@marinha.mil.br.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade