Vagas de estágio na Prefeitura de Piranga - MG

Prefeitura de Piranga, Minas Gerais, abre vagas de estágio remunerado.

Em Minas Gerais, a Prefeitura de Piranga torna público o extrato do edital de processo seletivo, com oportunidades para estagiários. As inscrições serão aceitas até o dia 6 de julho de 2018, na Prefeitura Municipal de Piranga, à Rua Benedito Valadares, 09, Centro, das 12h às 15h.

História da Cidade

Chamou-se primeiramente Guarapiranga, Arraial de Nossa Senhora da Conceição do Guarapiranga, uma referência à devoção à Virgem Maria, trazida ao Brasil pelos portugueses, e ao pássaro Guará, que povoava as margens do Rio Piranga.

O povoamento da região teve seu início em 1691 segundo alguns historiadores, e a inauguração da primeira capela em honra à Nossa Senhora da Conceição foi registrada em 8 de dezembro de 1695.

O ano de 1704 é considerado como o ano oficial de fundação do Arraial de Nossa Senhora da Conceição do Guarapiranga, que coincide com a descoberta e lavra do ouro a céu aberto, no Córrego das Almas, que corta o centro da cidade. Assim o Arraial foi crescendo às margens do Córrego e ao redor da Capela de Nossa Senhora da Conceição.

Fato histórico importante na região foi o combate decisivo da Guerra dos Emboabas entre 1708 a 1710, que ocorreu entre as forças paulistas e dos Emboabas, na região da fazenda da Cutia, hoje Santo Antônio do Pirapetinga (Bacalhau). A partir deste combate, com a intervenção do Governador Federal deu-se e a criação das Províncias de São Paulo e Minas Gerais.

Em 16 de fevereiro de 1718, foi erigida a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, uma das cinco primeiras de Minas Gerais.

Em 1721, concedeu se alforria aos escravos oriundos da região do Guiné que marcaram sua posse com o majestoso Jequitibá, em pé, até hoje, ora denominado Jequitibá dos Palmares (a árvore foi plantada pelos escravos alforriados para comemorar e eternizar sua liberdade. Localizada na região do Palmeiras, onde está situado o antigo Quilombo de Santo Antônio do Guiné Piranga, a árvore possui 23m de altura, 6,20m de circunferência e mais de 300 anos. O símbolo de liberdade é imune ao corte por ser protegido pela lei orgânica do município localizado na região do Palmeiras , onde situa o antigo Quilombo de Santo Antônio do Guiné-Piranga).

Com a decadência da exploração das jazidas minerais, a partir de 1750, a região de Guarapiranga transformou-se numa região agrícola, abastecendo as demais regiões auríferas. A região do Guarapiranga foi mais intensamente povoada, a partir de 1753. Em 1758, a Matriz teve sua construção concluída, mas a exuberante obra foi demolida em 1966.

Em 1841, exatamente no dia 1º de Abril, foi realizada a emancipação do município, revogada logo depois, e novamente proclamada em 20 de julho de 1868, pela lei 1537. Em 7 de setembro de 1923, o nome do município de Nossa Senhora da Conceição é reduzido para Piranga, como é atualmente conhecido.

Fonte: site oficial da Prefeitura de Piranga, Minas Gerais: http://www.piranga.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/historia/6502

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Minas Gerais diretamente no seu e-mail