O processo seletivo SEJUSP MG (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais), regido pelo edital nº 02/2022 e organizado pela Fundação Getúlio Vargas, teve seu edital retificado. A oferta é de 3.506 vagas na carreira de Agente de Segurança Penitenciário (ASP), em sua maior parte para o sexo masculino.
A principal informação é de que o prazo de inscrição agora se estende até 16h do dia 29 de agosto de 2022. Confira as outras alterações no edital consultando a íntegra da retificação.
A validade do certame será de um ano, podendo ser prorrogada por igual período, e a seleção dos candidatos contará com três etapas distintas: prova objetiva, avaliação psicológica e investigação social.
Função do processo seletivo SEJUSP MG
A função temporária de Agente de Segurança Penitenciário possui como requisito o nível médio completo ou nível profissionalizante intermediário. Além disso, não pode ter sofrido penalidades incompatíveis, nem redução da capacidade laboral, nem possuir acúmulo de cargos e/ou outro vínculo empregatício ativo, entre outras exigências.
Quem for contratado por meio do processo seletivo SEJUSP MG terá que cumprir semanalmente uma jornada de 40 horas. Em troca das suas atividades regulares, os Agentes de Segurança recebem mensalmente o total remuneratório de R$ 5.097,15. Vale ressaltar que, das vagas disponíveis, 2.953 são para o sexo masculino e 553 são para o sexo feminino.
Inscrições ao processo seletivo SEJUSP MG
As inscrições do processo seletivo SEJUSP MG podem ser recebidas de 3 a 29 de agosto de 2022, por meio do acesso à página eletrônica da Fundação Getúlio Vargas. A taxa de participação é de R$ 44,95.
Terá direito à isenção do pagamento dessa taxa quem for inscrito no CadÚnico ou se encontrar na condição de hipossuficiência econômico-financeira (desempregado ou quem não puder arcar com o custo da taxa sem comprometer o sustento próprio e de sua família).
Processo seletivo SEJUSP MG: avaliação
Como dissemos acima, os candidatos da seleção SEJUSP MG serão escolhidos após a conclusão destas três etapas sucessivas:
- Prova objetiva – sob os cuidados da FGV;
- Avaliação psicológica – sob os cuidados da FGV;
- Investigação social – sob os cuidados da própria SEJUSP.
As provas objetivas trarão 70 questões sobre Língua Portuguesa (20), Noções de Direito (10), Direitos Humanos (10), Legislação Especial (20) e Raciocínio Lógico-Analítico (10). Elas estão previstas para serem aplicadas no dia 9 de outubro de 2022, das 14h às 18h.
Tanto essa etapa inicial quanto a avaliação psicológica serão realizadas nos municípios mineiros de Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Sete Lagoas. Já investigação social somente será realizada em Belo Horizonte.
Quer mais informações sobre o processo seletivo SEJUSP? Leia o edital completo no site da FGV e, se tiver dúvidas, contate a organizadora pelo e-mail pss.sejusp22@fgv.br.