Está aberto o edital n° 09/2021 do concurso PM MG (Polícia Militar de Minas Gerais), visando o recrutamento para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) 2022. São 120 vagas ofertadas para profissionais que tenham nível superior. A oferta está dividida entre 108 oportunidades para homens e 12 para mulheres.
Requisitos e remuneração do concurso PM MG
Para participar da seleção, é necessário possuir:
- possuir título de bacharel em Direito;
- entre 18 e 30 anos de idade;
- altura mínima de 1,60m (um metro e sessenta centímetros);
- aptidão física e mental.
De acordo com o edital do concurso PM MG, os candidatos irão ingressar no CFO na função de Cadete e deverão se dedicar exclusivamente ao treinamento. Durante esse período, será paga remuneração de R$ 6.519,44. Após a formatura, os alunos serão elevados à patente de 2° Tenente da Polícia Militar de Minas Gerais e irão trabalhar em jornadas de 40 horas semanais.
Os interessados em participar do certame deverão realizar suas inscrições no período que vai de 12 de julho até 12 de agosto de 2021. Para isso, os candidatos do concurso PM MG precisam:
- Acessar o site da Polícia Militar de Minas Geras;
- Ir no menu do CRS (nas três barrinhas no canto esquerdo da faixa vermelha);
- Selecionar “inscrições online”;
- Escolher o concurso para o CFO 2022 e informar o CPF;
- Preencher o formulário com as informações pessoais;
- Imprimir e efetuar o pagamento de boleto no valor de R$ 200,57.
A isenção de taxa será dada para quem comprovar não ter condições financeiras de arcar com o custo, estiver desempregado ou for membro de família de baixa renda registrada no CadÚnico.
Tire suas dúvidas sobre a seleção
Para resolver qualquer problema ou dúvida sobre o concurso PM MG, entre em contato diretamente com a Polícia Militar de Minas Gerais pelo “Fale Conosco” do próprio órgão.
Quais são as etapas do concurso PM MG?
Serão realizadas duas etapas, sendo a primeira uma fase de provas escritas, que estão previstas para acontecer no dia 12 de setembro de 2021. A prova objetiva do concurso PM MG será composta por questões de múltipla escolha acerca de:
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional;
- Direito Penal;
- Direito Penal Militar;
- Direito Processual Penal;
- Direito Processual Penal Militar;
- Direitos Humanos;
- Legislação Extravagante;
- Legislação Institucional;
- Língua Portuguesa.
Já a prova discursiva será composta por uma redação de no máximo 30 linhas, valendo 100 pontos que serão distribuídos entre critérios de ortografia, morfossintaxe, pontuação e conteúdo. A segunda fase do concurso PM MG terá as seguintes avaliações:
- Avaliação Psicológica: bateria de testes de personalidade, inteligência, dinâmica de grupo, situacional ou anamnese psicológica;
- Avaliação Física: exercícios de abdominal remador, barra fixa e corrida de 2.400m;
- Prova Oral: arguição sobre Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal Comum e Militar e Direto Processual Penal Comum e Militar;
- Prova de Títulos: o concurso PM MG irá considerar diplomas de Graduação (qualquer área que não for a exigida como requisito), Especialização, Mestrado e/ou Doutorado.
Mais informações sobre o concurso PM MG
Os aprovados serão convocados para o CFO 2022 que terá duração de dois anos em regime integral. O certame terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. Para saber mais detalhes, leia o edital completo que está disponível no site da Polícia Militar de Minas Gerais.