Finalmente saiu o edital nº 02/2024 do concurso Polícia Penal, no estado de Goiás. Ao todo, estão sendo ofertadas 1.600 vagas em caráter efetivo, incluindo as reservas para pessoas com deficiência. As jornadas serão compostas por 40 horas semanais.
A maioria das etapas eliminatórias, por sua vez, estão sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC); selecionado para atuar como banca organizadora. Conforme o edital, a validade do certame será de dois anos prorrogáveis.
Como assim? A depender dos critérios do órgão público, é possível que a seleção tenha, no máximo, quatro anos de vigência. Em nossa matéria, você confere os principais detalhes a respeito das vagas, remuneração, como se inscrever e etapas eliminatórias/classificatórias.
Lembrando que, conforme nova retificação liberada pela banca, o prazo de inscrição foi prorrogado.
Requisitos e remuneração
- Remuneração: R$ 5.971,42;
- Jornada de trabalho: 40 horas semanais, com a possibilidade de ser em regime de escala de plantão;
- Requisitos: diploma, devidamente registrado, de curso superior em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação;
- Observação: o exercício do cargo exige a realização de viagens e a prestação de serviços fora do expediente e do local de trabalho.
Como se inscrever
A inscrição poderá ser feita pela página da banca organizadora, especificamente a partir das 10h do dia 16 de julho até às 23h do dia 19 de agosto de 2024. Ou seja, houve prorrogação do prazo, conforme consta na retificação nº 2 do certame.
Com taxa de inscrição no valor de R$ 150,00, será possível solicitar a isenção se os candidatos forem: pertencentes à família que recebe menos que dois salários mínimos; doadores de medula óssea; doadores de sangue; ou doadores de leite materno.
Fases do concurso
No geral, o certame será composto pelas seguintes etapas:
- Prova objetiva e discursiva. Ambas serão aplicadas no dia 15 de setembro de 2024;
- Avaliação por equipe multiprofissional (Pessoas com Deficiência);
- Avaliação médica;
- Avaliação de aptidão física;
- Avaliação psicológica;
- Avaliação da vida pregressa e investigação social;
- Avaliação de títulos.
As provas objetiva e discursiva provavelmente serão aplicadas nas cidades de Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Formosa, Goiânia, Goianésia, Itaberaí, Luziânia, Rio Verde e São Luís dos Montes Belos. Todas no estado de Goiás.
As demais fases, por sua vez, serão realizadas na cidade de Goiânia – GO, “podendo ocorrer em dias úteis, aos finais de semana ou feriados”, informa o edital, que está disponível no site da banca organizadora.