Concurso Guarda Municipal de Vitória - ES: 100 vagas imediatas

Concurso Guarda Municipal de Vitória, no Espírito Santo, divulgou novo edital com vagas imediatas e formação do cadastro de reserva.

Foi divulgado o edital n.º 02/2024 que se refere ao concurso Guarda Municipal de Vitória, no estado do Espírito Santo. Ao todo, o certame fornece 100 vagas imediatas + formação do cadastro de reserva para o cargo de Guarda Municipal. Os aprovados atuarão no âmbito da Secretaria de Segurança Urbana de Vitória/ES.

continua depois da publicidade

A FGV Conhecimentos é a responsável por toda a execução do certame, portanto, as informações a ele referentes estarão disponíveis em seu site oficial. O concurso terá validade de dois anos, podendo ter prorrogação uma única vez, por igual período.

Concurso Guarda Municipal de Vitória: detalhes do cargo

As 100 oportunidades ofertadas no concurso Guarda Municipal de Vitória estão divididas entre ampla concorrência, pessoas com deficiência (PcD) e pessoas negras e indígenas. Além do quantitativo ofertado inicialmente, o certame fará a composição do cadastro de reserva.

Leia também

O salário inicial do cargo é de R$ 3.967,40 para jornada de trabalho de 40 horas semanais. Os candidatos interessados deverão atender aos requisitos básicos informados no edital, são eles:

continua depois da publicidade
  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Possuir ensino médio completo;
  • Ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias mínimas "A" e "B";
  • Ter idade mínima de 18 e máxima de 30 anos, no momento da posse;
  • Ter altura mínima de 1,60 metro para mulheres e 1,65 metro para homens;
  • Não ter antecedentes criminais;
  • Apresentar aptidão física e psicotécnica satisfatórias;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e em pleno exercício dos direitos políticos;
  • Cumprir as obrigações militares, se do sexo masculino;
  • Ser aprovado em exame toxicológico/antidoping, do tipo "janela de larga detecção" ou outro de aferição superior, realizado de forma confidencial.

Os aprovados e convocados deverão garantir a segurança e preservação de bens, serviços, áreas públicas municipais e instalações municipais da cidade de Vitória–ES.

O detalhamento das atividades inerentes ao cargo estão disponíveis na íntegra do edital. Para acessá-lo, entre no site da banca e clique em "edital", disponível na seção de arquivos do concurso.

continua depois da publicidade

Concurso Guarda Municipal de Vitória: inscrições

Para se inscrever no concurso Guarda Municipal de Vitória, os candidatos deverão se destinar ao site da FGV, no período de 16h do dia 15 de abril até às 16h do dia 20 de maio de 2024. Para efetivar seu registro, siga o passo a passo indicado abaixo:

  • Entre no site da banca responsável pelo certame - a FGV;
  • Realize a leitura do edital 02/2024;
  • Clique no botão cor azul, escrito "inscreva-se" - dentro do período indicado;
  • Preencha o requerimento de inscrição, fornecendo os dados solicitados;
  • Confirme sua inscrição e emita o boleto.

Para efetivar sua participação no concurso Guarda de Vitória, o candidato deverá pagar o boleto referente à taxa de inscrição no valor de R$ 90,00. Aos interessados, haverá isenção da taxa de inscrição para os participantes inscritos no Cadastro Único - CadÚnico, que consigam comprovar a condição de baixa renda.

Concurso Guarda Municipal de Vitória: fases de seleção

O concurso Guarda Municipal de Vitória contará com duas fases de seleção, cada uma delas sendo composta de etapas pormenores. Abaixo você acompanha o detalhamento de como se dará a peneira dos candidatos:

continua depois da publicidade

Fase 1

  1. Prova objetiva - de caráter eliminatório e classificatório, essa etapa será aplicada a todos os candidatos na provável data de 14 de julho de 2024. Ela contará com questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Informática, Direito Constitucional, Direito Penal e Legislação;
  2. Teste de Aptidão Física (TAF) - também de caráter eliminatório e classificatório, os candidatos serão submetidos aos exercícios de flexão em barra fixa, flexão abdominal, corrida de 12 minutos e corrida de 50 metros;
  3. Investigação social e comportamental - de caráter eliminatório, essa etapa será aplicada aos candidatos aprovados no TAF;
  4. Avaliação Psicotécnica - também de caráter eliminatório, a ser realizada com os aprovados na etapa anterior;
  5. Exame médico - etapa destinada a aferir a saúde do candidato para realizar a etapa do curso de formação, será aplicada com os participantes aprovados na etapa anterior;
  6. Perícia médica - para os candidatos que possuem deficiência (PcD);
  7. Heteroidentificação - para candidatos negros e indígenas.

Fase 2

Após a longa fase 1 do concurso Guarda Municipal de Vitória, os candidatos aprovados e classificados farão a etapa do Curso de Formação, de caráter eliminatório e classificatório. Durante a formação profissional, o candidato receberá uma bolsa-auxílio equivalente a 60% do salário do cargo.

Mais informações

As informações sobre o concurso Guarda Civil Municipal encontram-se disponíveis no documento completo de edital.

Após a leitura do material, se surgir dúvidas relacionadas ao certame, entre em contato com a banca organizadora por meio do telefone 0800-2834628 ou via e-mail guardavitoria24@fgv.br.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade