O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) está oferecendo cinco vagas imediatas em cargos temporários. O processo seletivo IBAMA visa contratação para atuação em atividades de combate a incêndios.
As oportunidades estão disponíveis em dois editais, aplicados por intermédio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo). Ambas as oportunidades são para Supervisor de Manejo Integrado do Fogo.
Detalhes das vagas
![Processo seletivo IBAMA/PREVFOGO, Edital IBAMA/PREVFOGO, Vagas IBAMA/PREVFOGO.](https://concursosnobrasil.com/wp-content/uploads/2024/11/processo-seletivo-ibama-prevfogo.jpg)
Veja detalhes da oferta do IBAMA / PrevFogo. Foto: montagem / Concursos no Brasil.
O primeiro edital prevê uma vaga para atuação em Sistemas de Comunicação Crítica (radiocomunicação). Já o segundo tem quatro vagas para as áreas de Investigação das Causas e Origens dos Incêndios Florestais, de Queima Prescrita e Combate e de Brigadas Pronto Emprego.
Para concorrer às oportunidades abertas pelo processo seletivo IBAMA / PrevFogo, é preciso ter idade entre 18 e 59 anos e nível superior completo. Os selecionados serão lotados na capital nacional, Brasília.
A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, recebendo remuneração de R$ 6.600,00 mensais e auxílio-alimentação, auxílio pré-escolar (quando couber), auxílio-transporte (quando couber) e adicional de insalubridade (quando couber).
Além desses benefícios, os editais também preveem seguro de acidentes pessoais aos novos servidores.
Inscrição e classificação
A inscrição ficará aberta nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2025, devendo ser realizada presencialmente na sede do PrevFogo. Os candidatos serão atendidos nos horários das 9h às 12h e das 14h às 17h. No local, é preciso entregar:
- Ficha de inscrição e ficha de avaliação curricular preenchidas;
- Carteira de Identidade e CPF;
- Comprovante de escolaridade exigida para a função;
- Certificado do Curso de Investigação de Incêndios Florestais ou do Curso de Formação de Brigadas;
- Título de Eleitor ou Declaração do TRE onde conste o número do título de eleitor;
- Comprovante da última votação (nos dois turnos) ou Certidão de Quitação Eleitoral;
- Certificado de Alistamento Militar ou de Dispensa de Incorporação; e
- Comprovante de Residência.
A partir disso, os participantes do processo seletivo IBAMA passarão por uma avaliação curricular. Nessa etapa serão avaliados cursos de qualificação, especialização e experiência profissional na área pleiteada.
Os aprovados serão submetidos a uma segunda fase, que será de análise de vida pregressa funcional. O objetivo, segundo os editais, é “verificar eventuais faltas funcionais ou crimes atinentes às atribuições de cargo ou função pública anteriormente exercida”.
Encontre os editais
Os dois editais do processo seletivo IBAMA para Supervisor de Manejo Integrado do Fogo foram publicados no dia 12/02 no site do Instituto. Leia esses documentos antes de se candidatar.