O concurso Bombeiros DF 2024 está autorizado para o preenchimento de 356 vagas imediatas em ocupações de nível superior. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a expectativa é que os aprovados no certame tomem posse no próximo ano. Em breve, o novo edital pode ser divulgado.
A iniciativa tem o objetivo de fortalecer as atividades desempenhadas pela instituição, garantindo um contingente qualificado para enfrentamento das demandas e desafios no serviço prestado pelos Bombeiros no Distrito Federal.
Esse é um momento importante para começar a sua preparação. Enquanto o edital do concurso Bombeiros DF não é publicado, você tem um bom tempo para organizar os seus estudos. Nesse artigo você confere como montar um cronograma de estudos.
Concurso Bombeiros DF: situação atual
A autorização para a realização do concurso Bombeiros DF foi publicada em 20 abril de 2022, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O documento pode ser localizado na página 2.
De acordo com a Portaria nº 132/2022, serão ofertadas 356 oportunidades, divididas entre os seguintes cargos:
- Oficiais combatentes: 23 vagas;
- Oficiais médicos: 10 vagas;
- Oficiais cirurgiões-dentistas: três vagas;
- Oficiais complementares: 10 vagas; e
- Praças dos quadros do CBMDF: 310 vagas.
A expectativa é que as vagas sejam destinadas a profissionais de nível superior em diferentes áreas. Ainda de acordo com o documento publicado, todos os procedimentos, informações e atos relativos à gestão do concurso Bombeiros DF são de responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, inclusive após a homologação do resultado do certame.
A contratação da banca deve ser realizada em breve, e o lançamento do edital pode ser feito ainda neste ano, mas sem datas definidas.
O site Concursos no Brasil entrou em contato com a área de Comunicação do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal para obter mais detalhes sobre a situação do certame. Assim que houver novidades esse conteúdo será atualizado.
Concurso Bombeiros DF: último edital
O último concurso Bombeiro DF aconteceu em 2016, com abertura de mais de 700 vagas para contração imediata de profissionais de níveis médio e superior. A banca organizadora responsável pelo certame foi o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional – IDECAN.
As oportunidades foram distribuídas da seguinte maneira:
- Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militares Combatentes. Para participar era preciso ter curso de nível superior em qualquer área de formação e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Médico – Psiquiatria. Exigia nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Médico – Ortopedia e Traumatologia. Exigia nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Médico – Medicina do Trabalho. Exigia nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Médico – Anestesiologia. Exigia nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Médico – Pediatria. Exigia nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Médico – Cirurgia Vascular. Exigia nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Médico – Radiologia. Exigia nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Médico – Reumatologia. Exigia nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Médico – Otorrinolaringologia. Exigia nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Médico – Ginecologia. Exigia nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Médico – Proctologia. Exigia nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Médico – Cardiologia. Exigia nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Médico – Urologia. Exigia nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Cirurgião-Dentista – Periodontia. Exigia nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Cirurgião-Dentista – Endodontia. Oportunidade para profissional com nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Cirurgião-Dentista – Odontopediatria. Oportunidade para profissional com nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Complementares – Psicologia Clínica. Oportunidade para profissional com nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Complementares – Psicologia Organizacional e do Trabalho. Oportunidade para profissional com nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Complementares – Serviço Social. Exigia nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Complementares – Fisioterapia. Exigia nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Complementares – Nutrição. Exigia nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Complementares – Farmácia-Bioquímica. Exigia nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Complementares – Enfermagem. Exigia nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Complementares – Engenharia Civil. Exigia nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Complementares – Engenharia Mecânica. Exigia nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Complementares – Engenharia Elétrica. Exigia nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Complementares – Arquivologia. Exigia nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Complementares – Biblioteconomia. Oportunidade para profissional com nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Aspirante/Complementares – Museologia. Oportunidade para profissional com nível superior na área de formação a qual concorre e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Curso de Formação de Praças Bombeiros Militares (CFPBM) no quadro geral de Praças na qualificação de Bombeiro Militar Operacional. Era preciso ter nível superior em qualquer área de formação e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Curso de Formação de Praças Bombeiros Militares (CFPBM) no quadro geral de Praças na qualificação de Bombeiro Militar Geral de Condutor e Operador de Viaturas. Era preciso ter nível superior em qualquer área de formação e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “D”.
- Curso de Formação de Praças Bombeiros Militares (CFPBM) no quadro geral de Praças na qualificação de Bombeiro Militar Geral de Manutenção (Aeronaves/Equipamentos). Era preciso ter nível superior em qualquer área de formação e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.
- Curso de Formação de Praças Bombeiros Militares (CFPBM) no quadro geral de Praças na qualificação de Bombeiro Militar Geral de Manutenção (Veículos/Equipamentos). Era preciso ter nível superior em qualquer área de formação e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “D”.
As remunerações apresentadas variavam de R$ 5.108,08 a R$ 11.654,95, dependendo de fatores, como o período de ingresso no respectivo Curso de Formação e a graduação alcançada na corporação.
Etapas do concurso Bombeiros DF 2024
Caso as etapas sejam iguais às realizadas no concurso Bombeiros DF de 2016, é provável que os candidatos sejam avaliados com base nos seguintes critérios:
- Prova de conhecimentos – objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova de conhecimentos – subjetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Exame de aptidão física, de caráter eliminatório;
- Prova de conhecimentos práticos, de caráter eliminatório
- Inspeção de saúde – exames médicos, biométricos e complementares, testes toxicológicos e exame odontológico, de caráter eliminatório;
- Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
- Sindicância de vida pregressa e investigação social e funcional, de caráter eliminatório.
As fases dependiam do cargo em disputa. Esses detalhes podem ser consultados nos editais publicados no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A seguir, conheça as disciplinas que foram cobradas:
Provas objetivas para Combatentes
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Química;
- Física;
- Língua Inglesa;
- Noções de Informática;
- Noções de Agenda Ambiental;
- Legislação Pertinente ao CBMDF;
- Emergência Pré-Hospitalar.
Provas objetivas para Aspirante/Médico
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa;
- Noções de Informática;
- Noções de Agenda Ambiental;
- Legislação Pertinente ao CBMDF;
- Conhecimentos em Saúde;
- Conhecimentos Específicos do Cargo.
Provas objetivas para Aspirante/Cirurgião-Dentista
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa;
- Noções de Informática;
- Noções de Agenda Ambiental;
- Legislação Pertinente ao CBMDF;
- Conhecimentos em Odontologia;
- Conhecimentos Específicos do Cargo.
Provas objetivas para Aspirante/Complementares
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa;
- Noções de Informática;
- Noções de Agenda Ambiental;
- Legislação Pertinente ao CBMDF;
- Conhecimentos Específicos do Cargo.
Provas objetivas para Quadro Geral de Praças Operacional
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Química;
- Física;
- Biologia;
- Noções de Informática;
- Noções de Agenda Ambiental;
- Legislação Pertinente ao CBMDF;
- Emergências Pré-Hospitalares.
Provas objetivas para Condutor e Operador de Viaturas
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Química;
- Física;
- Noções de Informática;
- Noções de Agenda Ambiental;
- Legislação Pertinente ao CBMDF;
- Equipamento Motorizado;
- Emergência Pré-Hospitalar.
Provas objetivas para Manutenção (Aeronaves/Equipamentos)
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Química;
- Física;
- Noções de Informática;
- Noções de Agenda Ambiental;
- Legislação Pertinente ao CBMDF;
- Mecânica de Manutenção Aeronáutica (Aeronaves/Equipamentos).
Provas objetivas para Manutenção (Veículos/Equipamentos)
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Química;
- Física;
- Noções de Informática;
- Noções de Agenda Ambiental;
- Legislação Pertinente ao CBMDF;
- Legislação de Trânsito;
- Mecânica de Veículos.