Saiu o edital nº 1/2021 da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo. No concurso Funpresp-Exe, estão sendo oferecidas 53 vagas imediatas, além de cadastro reserva, para a carreira de Analista de Previdência Complementar. A lotação dos efetivados será em Brasília, no Distrito Federal.
- 14º salário do INSS: quando o abono extra começa a ser pago? Entenda
- Prova de vida do INSS passará a ser feita conforme aniversário dos segurados
A iniciativa pública está sendo conduzida pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Essa banca aplicará provas objetivas, prova discursiva e ainda avaliará os títulos dos candidatos.
Podem participar do concurso público aqueles profissionais que possuam graduação em qualquer área. Mas vale lembrar que, para algumas das vagas, será exigida graduação específica.
Cargos do concurso Funpresp-Exe
Os cargos de Analista de Previdência Complementar estão distribuídos entre as seguintes áreas de atuação:
- Administrativa (Logística, Recursos Humanos e Governança) – graduação em qualquer área;
- Atuária – Ciências Atuariais;
- Auditoria e Controle – Administração de Empresas;
- Comercial – graduação em qualquer área;
- Comunicação e Ouvidoria – Comunicação Social, Jornalismo ou Marketing;
- Contábil – Ciências Contábeis;
- Investimentos – Ciências Econômicas, Administração, Estatística, Ciência da Computação ou Engenharia;
- Jurídica – Direito;
- Previdenciária – Ciências Econômicas, Administração, Contabilidade, Estatística, Atuária ou Matemática; e
- Tecnologia – graduação em qualquer área.
Os novos empregados da Funpresp-Exe serão vinculados à Consolidação das Leis do Trabalho, recebendo todas as vantagens do Plano de Carreira de Analista de Previdência Complementar da Fundação. A remuneração inicial será de R$ 6.848,00, para jornadas de 40 horas semanais.
Como participar do concurso Funpresp-Exe
A taxa de inscrição custa R$ 117,00 e os candidatos podem garantir a participação no site oficial do Cebraspe, de 27 de outubro a 19 de novembro de 2021.
Se o candidato quiser pedir isenção do valor da taxa, deve atentar para os requisitos:
- Inscritos no CadÚnico;
- Doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Provas do concurso Funpresp-Exe
A prova objetiva de conhecimentos básicos terá um total de 50 questões de Certo ou Errado, no estilo já característico do Cebraspe. Já a prova objetiva de conhecimentos específicos terá um total de 70 questões.
A duração das provas escritas previstas para o concurso Funpresp-Exe (objetivas e discursiva) será de 5 horas, com previsão de aplicação no dia 30 de janeiro de 2022.
Os gabaritos oficiais preliminares, assim como o padrão preliminar de respostas da prova discursiva, estão previstos para ser divulgados a partir das 19h do dia 1º de fevereiro do mesmo ano.
Prova discursiva
A prova escrita discursiva terá um valor total de 30 pontos. Os candidatos terão que redigir um estudo de caso, de até 45 linhas, a respeito dos conteúdos de Conhecimentos Específicos de cada área de atuação.
Entre as orientações dadas pelo Cebraspe para essa prova, citamos as seguintes:
- O texto definitivo deverá ser manuscrito, em letra legível;
- Utilizar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente;
- Fazer a prova sem a interferência de outras pessoas (a exceção é para candidatos que terão atendimento especial);
- O texto definitivo não poderá ser assinado ou rubricado.
Títulos
Terão os títulos avaliados os candidatos que forem aprovados na prova discursiva, dentro dos critérios expostos no edital da Funpresp-Exe. Veja quais serão as comprovações aceitas e suas respectivas pontuações máximas:
- Diploma de curso de pós-graduação em nível de doutorado (título de doutor) na área de atuação a que concorre – 2,4 pontos;
- Diploma de curso de pós-graduação em nível de mestrado (título de mestre) na área de atuação a que concorre – 1,2 pontos;
- Certificado de curso de pós-graduação em nível de especialização, com carga horária mínima de 360 horas na área de atuação a que concorre – 0,60 ponto;
- Exercício de atividade autônoma e(ou) profissional de nível superior na Administração Pública ou na iniciativa privada – 5,20 pontos.
Edital do concurso Funpresp-Exe e mais informações
Para consultar todas as outras informações atualizadas, inclusive acompanhar o edital e possíveis retificações futuras, fique sempre ligado no site do Cebraspe.
Após a leitura da documentação, se restarem dúvidas, entre em contato com o Cebraspe, por meio do telefone (61) 3448-0100 ou via e-mail sac@cebraspe.org.br.