SEMA – CE abre novas vagas em processo seletivo; confira o edital e inscreva-se

SEMA – CE (Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Ceará) oferta 50 vagas para nível fundamental.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Ceará (SEMA – CE) está com seleção aberta (edital nº 04/2021) para prover 20 vagas imediatas, além de 30 cadastros reserva (CR), na função de Brigadista de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. Confira abaixo todos os detalhes necessários para se inscrever no processo seletivo SEMA!

A lotação dos contratados será na própria capital, Fortaleza, com atuação no âmbito do Sistema Estadual de Meio Ambiente do Ceará.

Também atuará nas Unidades de Conservação Estaduais, no desempenho de atividades de Prevenção, Monitoramento e Combate aos Incêndios Florestais do Previna/SEMA.

Remuneração e atribuições do Brigadista da SEMA

A função de Brigadista Florestal possui remuneração mensal de R$ 1.100,00 e requer apenas o ensino fundamental completo, como escolaridade. Também é necessário ter:

  • Idade entre 18 e 59 anos completos;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares.

Além da remuneração, as vantagens são: auxílio-alimentação, vale-transporte (quando couber) e gratificação de Risco de Vida ou Saúde no percentual de 20% sobre o salário básico.

As atribuições do servidor temporário, com jornada de 40 horas semanais, serão:

  • Realização de atividades relacionadas ao manejo integrado do fogo;
  • Execução de ações de conscientização, orientação e educação ambiental relacionadas às queimadas e incêndios florestais;
  • Atividades de apoio à coleta de sementes, produção de mudas, recuperação de áreas degradadas e de alternativas ao uso do fogo na agropecuária;
  • Realizar tarefas de abertura, construção e manutenção de aceiros, estradas, caminhos e outras atividades que facilitem as ações de deslocamento da brigada;
  • Ações de vigilância e monitoramento, entre diversas outras tarefas correlatas.

Vale ressaltar que, entre as vagas imediatas e os CRs, há oportunidades reservadas exclusivamente para candidatos negros. Porém, em razão das características da função, não há vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD).

Etapas do processo seletivo SEMA

A primeira etapa da seleção SEMA é a inscrição dos candidatos. Ela pode ser feita somente na plataforma do Previna/SEMA, no período de 10 a 16 de setembro de 2021.

As outras etapas do processo seletivo SEMA serão:

  • Análise documental;
  • Testes físicos (Teste de Aptidão Física – TAF e Teste de Habilidades no Uso de Ferramentas Agrícolas – THUFA); e
  • Curso de Formação, com duração de três dias, carga horária de 40 horas baseado na metodologia do Previna/SEMA.

Para consultar o edital completo, você pode tanto acessar o site da SEMA, quando o site do Diário Oficial do Estado do Ceará, edição de 09 de setembro de 2021, a partir da página 31.

Dúvidas? Contate a Ouvidoria Estadual pelo e-mail [email protected]

Leia também

você pode gostar também

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais