O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) alterou o cronograma do seu edital para contratação de servidores temporários. Este processo seletivo MGI oferece 200 vagas imediatas para candidatos de nível superior em qualquer curso.
Conforme publicação feita no site do Instituto AOCP, banca organizadora da seleção, as inscrições foram prorrogadas e serão recebidas até o dia 04 de julho de 2024. A data de aplicação da prova objetiva também foi alterada, assim como outras datas do cronograma.
O seletivo será válido por dois anos, contando a partir da assinatura do primeiro contratado. O edital informa a possibilidade de prorrogação de acordo com os critérios do Ministério.
Vagas do processo seletivo MGI
As 200 vagas abertas são para pessoas com nível superior em qualquer área do conhecimento. Também é necessário ter experiência profissional de cinco anos e/ou título de mestre ou doutor em uma das seguintes áreas:
- Tecnologia da Informação e Comunicação;
- Ciência de Dados;
- Administração Pública;
- Comunicação;
- Administração;
- Estatística;
- Ciências Contábeis;
- Design;
- Ciências Sociais;
- Ciência da Informação;
- Engenharias.
O edital do processo seletivo MGI prevê remuneração inicial de R$ 8.300,00 por mês mais auxílio-alimentação, considerando jornadas de 40 horas semanais de trabalho. As oportunidades estão divididas entre os seguintes cargos:
- Especialista em Análise de Processos de Negócios;
- Especialista em Ciência de Dados;
- Especialista em Desenvolvimento de Software;
- Especialista em Experiência do Usuário (UX);
- Especialista em Gestão de Projetos;
- Especialista em Infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI);
- Especialista em Segurança da Informação e Proteção de Dados.
Além das vagas destinadas à ampla concorrência, o processo seletivo MGI reserva oportunidades para pessoas com deficiência e candidatos negros. O regime de trabalho será o presencial, vinculado à Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, localizada em Brasília – DF.
Inscrições prorrogadas no processo seletivo MGI
O prazo para realizar a candidatura foi prorrogado até as 23h59 do dia 04 de julho de 2024. Os interessados em fazer suas inscrições no processo seletivo MGI deverão:
- Entrar no site do Instituto AOCP;
- Encontrar o cargo do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos;
- Clicar no botão “Acessar”;
- Na nova página, clicar em “Formulário de Solicitação de Inscrição”;
- Preencher todos os dados solicitados;
- Emitir o boleto de taxa de inscrição;
- Efetuar o pagamento no valor de R$ 60,00.
De acordo com o edital, pessoas registradas no CadÚnico e doadores de medula óssea poderão solicitar isenção do custo de participação no certame.
Provas do processo seletivo MGI
A primeira etapa do certame será no formato de prova objetiva obrigatória a todos os candidatos, com previsão de ser aplicada no dia 25 de agosto de 2024 (data alterada). Esses deverão responder 70 questões de múltipla escolha num período de até quatro horas, valendo até 120 pontos. Os assuntos cobrados na prova do processo seletivo MGI serão de:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Direito Administrativo;
- Gestão no Setor Público (menos para o cargo de Especialista em Gestão de Projetos);
- Governo Digital;
- Conhecimentos Específicos.
Os conteúdos programáticos podem ser vistos no Anexo II do edital e devem servir de base para os candidatos montarem um cronograma de estudo.
Os aprovados na primeira etapa do certame serão submetidos à segunda fase que será uma prova de títulos, valendo até 10 pontos. O processo seletivo MGI utilizará os seguintes critérios de pontuação:
- Doutorado: 2,4 pontos;
- Mestrado: 1,2 ponto;
- Especialização: 0,6 ponto por título, somando até 1,2 ponto;
- Aprovação em processo seletivo simplificado (público ou privado) ou concurso público: 0,2 ponto por aprovação, somando até 0,4 ponto;
- Experiência profissional: 0,6 ponto por ano, somando até 4,8 pontos.
Mais informações
O edital completo do processo seletivo MGI está disponível no Diário Oficial da União (DOU), edição do dia 29/04/2024. O documento também ficará disponível no site do Instituto AOCP, que liberou o e-mail candidato@institutoaocp.org.br para os participantes que tiverem dúvidas. Outra forma possível de entrar em contato com a banca organizadora é pelo telefone (44) 3013-4900.