Processo seletivo Marinha Mercante 2021: edital e inscrições

Processo seletivo Marinha Mercante possui vagas para o Curso de Formação de Aquaviários. Inscrições custam somente R$ 8,00 para todos.

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, divulgou o edital n° 01/2021 do certame realizado no município de Manaus, estado do Amazonas. Ao todo, o processo seletivo Marinha Mercante terá 45 vagas para o Curso de Formação de Aquaviários em várias áreas.

Os Marinheiros aprovados para o curso de formação receberão o respectivo certificado emitido pela Marinha do Brasil e uma Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), atestando suas habilidades e competências.

Processo seletivo Marinha Mercante: vagas

De acordo com o edital, as oportunidades serão divididas da seguinte maneira:

  • Curso de Formação de Aquaviários - Marinheiro Fluvial de Convés (CFAQ-MFC Nível 3): 15 vagas;
  • Curso de Formação de Aquaviários - Marinheiro Fluvial de Máquinas (CFAQ-MFM Nível 3): 15 vagas;
  • Curso de Adaptação para Aquaviários - Cozinheiro, Taifeiro, Enfermeiro e Auxiliar de Saúde (CAAQ-CTS): 15 vagas.

Processo seletivo Marinha Mercante: requisitos

Para fazer parte da Marinha Mercante, é preciso ser brasileiro nato, ter ao menos 18 anos completos, estar em dia com a justiça eleitoral e com o serviço militar e ter os seguintes requisitos escolares:

  • Ensino fundamental completo para Marinheiro Fluvial de Convés ou de Máquinas;
  • Técnico de Nível Médio em Enfermagem, com diploma reconhecido pelo MEC e pelo Conselho Federal de Enfermagem (COREN), para ingresso na categoria Enfermeiro (ENF);
  • Ensino Médio completo e certificado de Auxiliar de Enfermagem, reconhecido pelo COREN, para ingresso na categoria Auxiliar de Saúde (ASA);
  • Curso de Adaptação para Aquaviários - Cozinheiro, Taifeiro, Enfermeiro e Auxiliar de Saúde (CAAQ-CTS);
  • Ensino Fundamental completo e curso de capacitação de Cozinheiro com carga horária mínima de 160 horas, para ingresso na categoria Cozinheiro (CZA);
  • Ensino Fundamental completo e curso de capacitação de Garçom/Taifeiro com carga horária mínima de 160 horas, para ingresso na categoria Taifeiro (TAF).

Processo seletivo Marinha Mercante: inscrições

As inscrições podem ser feitas entre os dias 24 de junho e 05 de julho de 2021, de forma presencial, no Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental – CTFFAO localizado na Rua Marquês de Santa Cruz, nº 246 - Centro, Manaus, Amazonas.

Será necessário entregar os seguintes documentos no momento do registro:

  • Documento oficial de identificação válido (cópia e original);
  • CPF (cópia e original);
  • Certificado de Reservista (cópia e original);
  • Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental (cópia e original) para os cursos de Marinheiro Fluvial de Convés e Marinheiro Fluvial de Máquinas;
  • Diploma ou Certificado e Histórico Escolar (cópia e original) de acordo com a legislação vigente e registrado pelo Órgão Competente, para as categorias de Cozinheiro, Taifeiro, Enfermeiro e Auxiliar de Saúde (para o pessoal da área de saúde apresentar a inscrição no COREN);
  • Comprovante de residência com CEP (original e cópia), expedido no prazo máximo de 90 dias corridos com o nome do candidato;
  • Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), com validade de até um ano, contados até o dia de matrícula no curso.

A taxa de inscrição será de R$ 8,00 para todos os participantes.

Processo seletivo Marinha Mercante: etapas

O certame terá as três etapas abaixo:

  • 1ª Etapa - prova objetiva, de caráter classificatório;
  • 2ª Etapa - prova de aptidão física, de caráter eliminatório;
  • 3ª Etapa - Apresentação de Documentos e Matrícula, de caráter eliminatório.

Processo seletivo Marinha Mercante: prova objetiva

A primeira etapa será uma prova objetiva com as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As provas serão aplicadas nas datas prováveis de 11 de julho ou 18 de julho de 2021, no Colégio Militar de Manaus (CMM), localizado à rua José Clemente, nº 157, Centro, Manaus.

Para ser aprovado, o candidato deve obter nota mínima de 6,0 pontos. A prova deve ser respondida com caneta azul e será aplicada no turno da manhã, a partir das 9h.

Processo seletivo Marinha Mercante: prova de aptidão física

O teste de aptidão física será realizado em Manaus, com os candidatos que foram aprovados na primeira fase, dentro do estabelecido pelo edital. Os participantes devem comparecer com um exame médico (conforme anexo IV do edital) atestando que estão aptos a participarem do teste que contará com as seguintes provas:

  • Prova de natação, estilo livre na distância de 25 metros, sem limite de tempo;
  • Prova de permanência flutuando, sem qualquer auxílio, com duração de dez minutos.

Processo seletivo Marinha Mercante: apresentação de documentos e matrícula

A última etapa consiste em apresentar os documentos exigidos pela Marinha e realizar a matrícula no respectivo Curso de Formação de Aquaviários. Segundo o edital, durante a parte acadêmica do curso, os alunos:

  • Adotarão uniforme composto de calça jeans e camiseta branca de manga curta; 
  • Estarão sujeitos às normas, às rotinas e aos procedimentos vigentes no CTFFAO, sendo passíveis de desligamento em caso de transgressão.

O curso terá duração de 50 dias úteis, sendo aplicado de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, no Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental (CTFFAO).

Processo seletivo Marinha Mercante: mais informações

O edital completo pode ser lido site do Diário Oficial da União, edição do dia 24 de junho de 2021. Também é possível obter o documento no endereço eletrônico da Marinha.

Dúvidas? Entre em contato com a Marinha pelo número (092) 98818-3233 (WhatsApp).

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos em Manaus diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
Banco do Brasil4.480
CRT 1ª Região
Nível Médio/Técnico
395
Exército 12ª Região Militar
Todos os níveis de escolaridade
Várias
Veja todos » Concursos Abertos

Especial Concurso BB

Veja mais »