O cronograma do edital nº 1/2022, referente ao concurso PC AL (Polícia Civil do Estado de Alagoas), sofreu alteração. Este concurso público visa o preenchimento de 50 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva em outras 50 vagas, com oportunidades reservadas para candidatos com deficiência, negros, indígenas e quilombolas.
É importante que os candidatos estejam atentos aos passos do edital. Todas as atualizações podem ser consultadas no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Concurso PC AL: cargo disponível
O concurso público tem por objetivo preencher 100 vagas para o cargo de Delegado de Polícia Civil, cujo requisito é o ensino superior em Direito. Essas vagas estão distribuídas da seguinte forma:
- 50 vagas imediatas: 37 vagas de ampla concorrência, 3 vagas para pessoas com deficiência (PcD) e 10 vagas para candidatos negros, indígenas ou quilombolas;
- 50 vagas para cadastro reserva: 47 vagas de ampla concorrência, 3 vagas para pessoas com deficiência (PcD) e 10 vagas para candidatos negros, indígenas ou quilombolas.
A remuneração é de R$ 20.665,50 e os profissionais contratados deverão cumprir uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Inscrições no concurso PC AL serão reabertas
Inicialmente, as inscrições puderam ser realizadas inicialmente das 10h do dia 20 de maio até as 18h do dia 24 de junho de 2022.
Agora, um novo período de inscrições será reaberto, a partir das 10 horas do dia 10 de abril até as 18h do dia 10 de maio de 2023, somente via internet, pelo site do Cebraspe.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 400,00 e em alguns casos é possível garantir isenção dessa taxa.
Etapas de avaliação
O concurso PC AL será composto pelas seguintes etapas:
- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Teste de aptidão física (TAF), de caráter eliminatório;
- Exames laboratoriais e médicos, de caráter eliminatório;
- Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
- Investigação social, de caráter eliminatório;
- Avaliação de títulos, de caráter classificatório.
Após todas essas etapas, os candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas ofertadas, deverão realizar o curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório.
As provas escritas, assim como o teste físico, exames médicos e avaliação psicológica, ocorrerão no município de Maceió – AL.
Serão duas provas objetivas, que estão previstas para serem aplicadas no dia 9 de julho de 2023, com duração máxima de três horas e trinta minutos, assim distribuídas:
- Conhecimentos Gerais: 30 questões de Língua Portuguesa e Informática;
- Conhecimentos Específicos: 90 questões de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Legislação Complementar e Medicina Legal.
Para cada questão objetiva, o candidato deverá apenas marcar CERTO ou ERRADO. Mas fique atento, pois conforme o método CEBRASPE, o candidato perde nota caso a resposta esteja em discordância com o gabarito oficial.
A prova discursiva será composta por três questões envolvendo conteúdos de Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Constitucional. Os candidatos terão até três horas para realizar essa prova. Cada questão valerá 10 pontos e o candidato deverá responder cada uma em até 30 linhas.
O teste de aptidão física será composto pelas seguintes provas:
- Barra fixa (pronação ou supinação)/suspensão isométrica;
- Flexão abdominal;
- Flexão de braços;
- Teste de corrida de 12 minutos.
A avaliação de títulos valerá no máximo 10 pontos e serão computados os cursos de doutorado, mestrado e pós-graduação em nível de especialização, todos na área de Direito. Também será avaliado o tempo de experiência profissional em cargo de natureza policial.
Critérios de desempate
Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que:
- Possuir a maior idade, conforme o disposto na Lei Estadual nº 7.858/2016;
- Obtiver a maior nota no curso de formação;
- Obtiver a maior nota na prova objetiva de Conhecimentos Específicos;
- Obtiver o maior número de acertos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos;
- Obtiver o maior número de acertos na prova objetiva de Conhecimentos Gerais;
- Obtiver a maior nota na prova discursiva;
- Tiver exercido a função de jurado, conforme o art. 440 do Código de Processo Penal.
Edital do concurso PC AL
Quer saber mais detalhes sobre as demais etapas que fazem parte do concurso PC AL. Então leia o edital completo no site do Cebraspe, banca responsável pela organização do certame.
Ficou com dúvidas? Entre em contato com a banca organizadora pelo telefone (61) 3448-0100 ou pelo e-mail sac@cebraspe.org.br.