O Ministério da Previdência Social (MPS) divulgou nas últimas horas o edital que preencherá 250 vagas para o cargo de Perito Médico Federal. O concurso MPS fará lotação dos candidatos em todos os estados do país, incluindo o Distrito Federal.
A banca organizadora do certame é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), que estará responsável por conduzir o concurso até sua etapa final. Confira mais detalhes sobre a oportunidade logo abaixo.
Cargo: Perito Médico Federal
Todas as 250 vagas ofertadas no concurso MPS são para o cargo de Perito Médico Federal. Esta ocupação, anteriormente vinculada ao quadro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), era subordinado à Subsecretaria de Perícia Médica Federal do Ministério da Previdência Social (MPS).
Atualmente, as funções desses profissionais não se restringem exclusivamente ao INSS, embora possam ser desempenhadas no âmbito do órgão. Para concorrer a essas vagas, é necessário possuir formação superior em Medicina e registro ativo no Conselho Regional de Medicina (CRM).
A carga horária semanal de atuação dos aprovados será de 40 horas semanais e a remuneração oferecida é R$ 14.166,99 – levando em consideração o salário-base e a Gratificação de Desempenho de Atividade Médico-Pericial – GDAMP.
Lotação do concurso MPS
Amplamente distribuídas, as vagas oferecidas no edital MPS contemplarão todas as partes do Brasil – o que aumenta as oportunidades para os interessados em participar do certame. Além disso, os candidatos poderão escolher a unidade de lotação, conforme a classificação final do concurso. Veja abaixo os estados contemplados:
- Acre;
- Alagoas;
- Amapá;
- Amazonas;
- Bahia;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Maranhão;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Paraíba;
- Paraná;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Norte;
- Rio Grande do Sul;
- Rondônia;
- Roraima;
- Santa Catarina;
- São Paulo;
- Sergipe;
- Tocantins.
Inscrições
As inscrições do concurso MPS serão iniciadas em 23 de dezembro de 2024 e seguirão abertas até o dia 09 de janeiro de 2025. A taxa para participação será de R$ 120,00, porém, o edital informa que haverá a possibilidade de solicitar isenção desse valor dentro dos critérios estabelecidos no edital.
Para realizar o registro no certame, os interessados deverão realizar a leitura do edital em sua íntegra e se direcionar ao site do Cebraspe para finalizar as etapas necessárias.
Etapas do concurso MPS
O edital MPS aborda dois tipos de etapas para a seleção dos candidatos. Confira quais são elas:
- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada provavelmente no dia 16 de fevereiro de 2025. Nessa fase, serão abordadas questões de conhecimentos gerais e questões específicas – conforme o cargo de atuação;
- Prova de títulos, apenas de caráter classificatório, levará em consideração os títulos apresentados pelos candidatos, a fim de contribuir na classificação dos mesmos.
Mais informações
A leitura do edital referente ao concurso MPS é a melhor maneira de sanar todas as dúvidas pertinentes, portanto, não deixe de acessar o documento que foi disponibilizado há pouco no Diário Oficial da União.
Caso tenha dúvidas em relação às informações apresentadas, entre em contato com a banca organizadora através do telefone 0800 722 1125, ou via internet, ou ainda, por meio do endereço eletrônico [email protected].