O concurso MP ES (Ministério Público do Estado do Espírito Santo) já possui banca organizadora contratada e poderá ter o edital publicado em breve. A seleção irá preencher cinco vagas imediatas, além de formar cadastro reserva, com profissionais de nível superior de escolaridade.
Este é um excelente momento para começar sua preparação para o novo concurso MP ES. Uma dica valiosa é conferir o edital anterior e analisar os assuntos que foram abordados. Com essas informações, monte um cronograma de estudos com tempo de assimilar todos os conteúdos, fazer revisões e resolver questões.
Concurso MP ES: banca contratada
O novo concurso público do Ministério Público do Estado do Espírito Santo será organizado e executado sob responsabilidade da banca Fundação Getulio Vargas – FGV.
Esse contrato com a empresa organizadora terá vigência pelo prazo necessário à realização do certame, com estimativa de 18 meses, contados a partir do primeiro dia útil subsequente à publicação do seu extrato no Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público do Estado do Espírito Santo – DIMPES.
Ainda de acordo com o contratado celebrado entre as partes, que está disponível no site do Portal Nacional de Contratações Públicas, os candidatos inscritos no concurso MP ES serão avaliados por meio de provas e de títulos.
Após divulgação do contratado celebrado, a próxima etapa para andamento do concurso público será a divulgação do edital normativo.
Concurso MP ES: último certame
O último concurso público do Ministério Público do Estado do Espírito Santo aconteceu em 2013 para a carreira de Promotor de Justiça Substituto, organizado pela Fundação VUNESP.
Na oportunidade, foram abertas cinco vagas imediatas, além de formar cadastro reserva. Para concorrer a uma das oportunidades, era preciso atender uma série de requisitos, dentre os quais estão:
- Ter concluído curso de bacharelado em Direito;
- Ter exercido atividade jurídica por, no mínimo, três anos na data da posse, desempenhada exclusivamente após a conclusão do curso de bacharelado em Direito;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.
O subsídio ofertado ao referido cargo foi de R$ 22.854,46. Este concurso público teve validade por dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado, que foi prorrogado uma vez e por igual período, conforme a necessidade da Procuradoria Geral de Justiça.
Etapas do concurso MP ES 2013
Os candidatos inscritos no concurso público do Ministério Público do Estado do Espírito Santo de 2013 foram avaliados com base nas seguintes etapas:
- Inscrição preliminar e seleção prévia mediante prova objetiva eliminatória;
- Provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, com quatro questões dissertativas e uma peça processual;
- Inscrição definitiva, de caráter eliminatório;
- Prova de tribuna, de caráter classificatório;
- Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliação de títulos, de caráter classificatório.
As provas objetivas foram compostas por 100 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as seguintes disciplinas:
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Direito Penal Militar;
- Direito Processual Penal Militar;
- Direito de Execução Penal;
- Medicina Legal;
- Direito Civil;
- Direito Processual Civil;
- Direito Comercial e Empresarial;
- Direito do Consumidor;
- Direito da Infância e da Juventude;
- Direito Constitucional;
- Direito Tributário;
- Direito Administrativo;
- Direito Previdenciário;
- Direito Eleitoral;
- Direitos Humanos;
- Direito Sanitário;
- Tutela de Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos.