A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia está em andamento com processo de organização do próximo concurso Hemobrás, que tem edital previsto para ser publicado em breve. De acordo com a empresa, o documento de abertura do certame será divulgado no primeiro bimestre de 2025.
Ainda não há mais detalhes sobre os cargos que serão disponibilizados, mas os interessados em trabalhar nessa empresa podem iniciar a preparação. Uma boa dica é conferir o edital anterior, analisar os assuntos que foram cobrados e montar um cronograma de estudos com tempo de resolver questões e fazer resumos.
O site Concursos no Brasil tem uma página para você testar ser conhecimentos de maneira gratuita, a partir da resolução de questões. Aproveite esse recurso para auxiliar nos seus estudos.
Concurso Hemobrás: situação atual
A equipe do site Concursos no Brasil entrou em contato com a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, questionando sobre a possibilidade de realização de um novo certame. Em resposta, houve a confirmação da realização do concurso Hemobrás para o ano de 2025.
“Cumpre informar que atualmente está sendo conduzido o processo de contratação da empresa que será responsável por conduzir o certame. A expectativa é de que o edital seja publicado até o primeiro bimestre do próximo ano”, disse no comunicado enviado à nossa redação.
Agora, o concurso deu um novo passo rumo ao edital. Em nova publicação no Diário Oficial da União de 05 de novembro de 2024 (Edição 214, Seção 3, Página 137), a HEMOBRÁS oficializou a contratação do Instituto Consulplan de Desenvolvimento, Projetos e Assistência Social como a banca organizadora do certame.
Concurso Hemobrás: edital anterior
O último concurso público da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia foi realizado em 2021, sob a responsabilidade da banca Instituto Consulplan de Desenvolvimento, Projetos e Assistência Social, assim como o atual.
Na oportunidade foram abertas 10 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva, junto aos seguintes cargos:
- Assistente Industrial e de Gestão Corporativa (diferentes áreas): exigia nível médio ou técnico;
- Técnico Industrial e de Gestão Corporativa (diferentes áreas): oportunidade de nível técnico;
- Analista Administrativo de Assuntos Corporativos (diferentes áreas): oportunidade de nível superior;
- Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia(diferentes áreas): exigia nível superior.
Os salários ofertados aos profissionais variavam de R$ 3.187,10 a R$ 7.457,74. Confira os requisitos completos, bem como todas as áreas ofertadas, no edital de abertura.
Além disso, a Empresa ofereceu diversos benefícios, como auxílio-alimentação, auxílio-creche, vale-cultura, complemento ao auxílio-doença, licença maternidade e licença paternidade.
Etapa do concurso Hemobrás
Os candidatos inscritos no concurso Hemobrás 2021 foram avaliados por meio de provas objetivas de natureza eliminatória e classificatória, compostas por 45 ou 50 questões, distribuídas por:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico-Matemático;
- Noções de Legislação;
- Conhecimentos do emprego.
Sobre a Hemobrás
A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia é vinculada ao Ministério da Saúde, em que sua principal função é diminuir a dependência em relação à importação de derivados de sangue e biofármacos, ampliando o acesso a medicamentos essenciais para pessoas em situações específicas.
Sua missão é pesquisar, desenvolver e produzir medicamentos hemoderivados e biotecnológicos, com foco no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde. Além disso, ela busca ser reconhecida pela produção sustentável de medicamentos e, assim, contribuir para garantir o abastecimento do SUS e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Os medicamentos sob a responsabilidade da Hemobrás são destinados ao tratamento de uma ampla gama de doenças, que possui preço de aquisição elevado devido às condições e à estrutura de mercado existente.
Em razão disso, a produção nacional desses medicamentos é de extrema importância para reduzir a vulnerabilidade científica e financeira do país em relação ao mercado internacional. O cliente prioritário é o Ministério da Saúde, e as pessoas consumidoras são aquelas que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS).