O concurso Embrapa está cada vez mais perto de ser lançado. A assessoria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária repassou para o Concursos no Brasil algumas informações importantes sobre o evento.
A previsão oficial é de que o certame ofereça 1.027 vagas. A minuta do edital está em elaboração e existe possibilidade do documento definitivo ser lançado até o final de 2024. No momento, a Empresa está respeitando todos os “devidos prazos contratuais”.
Situação atual do concurso Embrapa
Com o edital prestes a sair, o concurso Embrapa será de amplitude nacional, haja vista que a instituição possui filiais em diversas unidades da federação. Sobre banca e quantitativo, as informações confirmadas pela assessoria são estas:
O concurso público será realizado pelo Cebraspe, terá caráter nacional e prevê 1.027 vagas distribuídas para cargos de pesquisador, analista, técnico e assistente. Mais informações serão repassadas em momento oportuno.”
O concurso público terá, como tradicionalmente acontece, uma validade inicial de dois anos, mas que pode chegar a quatro anos, conforme o dispositivo Constitucional Federal, caso haja interesse numa prorrogação.
Oficialmente, a Embrapa já havia anunciado em sua página que o concurso será realizado no “segundo semestre de 2024” e que o edital “será publicado nos próximos dias”.
Quais os cargos da Embrapa
Provavelmente, os cargos oferecidos no próximo concurso Embrapa serão Assistente (nível fundamental), Técnico (nível médio/técnico), Analista (nível superior) e Pesquisador (nível superior).
As remunerações iniciais podem variar de R$ 2,1 mil a R$ 12,8 mil, para jornadas de 40 horas semanais. A Empresa proporciona benefícios, como: assistência médica, seguro de vida em grupo e acidentes pessoais, transporte ou vale-transporte, seguridade social, auxílio-alimentação/refeição, auxílio pré-escola, entre outros.
A Embrapa esclarece em sua página oficial de concursos que as convocações dos aprovados serão feitas “por meio de correspondência registrada”, de forma que sejam atendidas necessidades de pessoal da Empresa. Acrescenta ainda que:
As convocações ou admissões não são publicadas no Diário Oficial da União, uma vez que, sendo a Embrapa uma empresa pública de direito privado, regida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tal procedimento não é exigido.
Provas
O último edital da Embrapa foi publicado há quase 15 anos, abrindo vagas para as carreiras de Pesquisador Classe A, Pesquisador Classe B, Analista Classe A, Analista Classe B, Assistente Classe A, Assistente Classe B e Assistente Classe C. A organizadora já não existe: Instituto Cetro (ou Cetro Concursos).
Os candidatos foram submetidos às etapas de:
- Prova objetiva – para todos os participantes;
- Prova discursiva – para Pesquisador Classes A e B e Analista Classe A;
- Prova de inglês – tradução e versão – para Pesquisador Classes A e B e Analista Classe A;
- Avaliação de títulos – para Pesquisador Classes A e B;
- Prova prática – para Assistente Classes B e C.
As matérias cobradas nas avaliações objetivas foram variáveis, a depender do cargo. Como simples exemplos, podemos citar:
- Língua Portuguesa;
- Metodologia da Pesquisa;
- Plano Diretor da Embrapa;
- Noções de Informática;
- Raciocínio Lógico;
- Matemática; e
- Conhecimentos Específicos.