O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pode abrir um novo edital. Apesar de já estar com um certame em andamento, outro concurso BNDES está sendo estudado, dessa vez com vagas de nível médio. A expectativa é de que essa seleção seja divulgada em breve, contudo ainda não existe um prazo para isso.
A instituição vem comentando sobre essa possibilidade desde maio de 2024, uma vez que o seu objetivo é reestruturar o plano de cargos e salários. Esse trabalho já começou a ser realizado com o cargo de Analista, que está sendo ofertado no edital vigente.
O Concursos no Brasil entrou em contato com o órgão para saber mais detalhes, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta. Confira o que esperar dessa seleção e fique atento para novas atualizações, pois traremos todos os detalhes para você em nosso portal.
Situação atual
No momento, o concurso BNDES de nível médio é apenas uma esperança para os concurseiros de todo o Brasil, tendo em vista que ainda não foi confirmado. Mas o Banco vem estudando uma reestruturação para Técnicos Administrativos, assim como realizou no cargo de Analista aprovado este ano.
Assim que o novo plano de carreira para funções de nível médio for realizado, um novo edital pode ser publicado para contratação de efetivos. A expectativa maior é de que a oferta ocorra no próximo ano. Isso porque o órgão deve finalizar os seus estudos até o final de 2024.
De qualquer maneira, se o certame for lançado dentro dos próximos quatro anos, já terá banca organizadora. Isso porque o Banco contratou a Fundação Cesgranrio para cuidar de todos os concursos BNDES num prazo de cinco anos. Em 2024, a empresa está responsável pelo edital de nível superior.
Concurso BNDES: vagas, remuneração e lotação
O novo edital para esse público específico pode ser divulgado após mais de 12 anos sem nenhuma contratação efetiva para Técnico Administrativo. O estudo que está acontecendo no Banco vai determinar o quantitativo de vagas, bem como outros possíveis requisitos além de nível médio completo.
A reestruturação do plano de carreira também deve redefinir as atribuições. De acordo com o último concurso BNDES para Técnicos, é papel desses servidores:
Executar atividades técnicas e administrativas afetas à sua área de atuação, auxiliando nos trabalhos relacionados a estudos e execução de projetos, rotinas administrativas, bem como atividades especializadas que exigem conhecimento técnico e/ou administrativo.
As mudanças no cargo podem chegar até mesmo na remuneração, que está em R$ 4.794,50 atualmente, e na carga horária que, em 2012, era de 35 horas semanais de trabalho. Todas essas informações serão confirmadas no edital completo. Vale ressaltar ainda que, hoje, os servidores do órgão também recebem benefícios de alimentação.
As oportunidades devem ser ofertadas para as quatro cidades onde o BNDES possui escritório:
- Brasília;
- Rio de Janeiro;
- São Paulo; e
- Recife.
Concurso BNDES: que etapas esperar?
A Fundação Cesgranrio foi a banca organizadora do último edital que ofereceu vagas para Técnicos Administrativos e, provavelmente, também exercerá essa fundação no próximo. Sendo assim, podemos esperar uma seleção similar à realizada em 2012, que contou com duas etapas, sendo uma de prova objetiva.
Apesar de o concurso BNDES de nível médio ser apenas uma previsão, é indicado que os interessados em ingressar nesse órgão comecem a se preparar desde já. A dica é estudar com base nos conteúdos programáticos cobrados anteriormente. Seguindo o modelo do certame passado, a avaliação deve cobrar as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Língua Estrangeira (inglês ou espanhol);
- Conhecimentos Específicos sobre o BNDES;
- Conhecimentos Gerais.
A outra possível fase do concurso BNDES é a prova de redação. Os candidatos devem redigir um texto dissertativo-argumentativo acerca de tema proposto. Esse deve ser relacionado a assuntos da atualidade.
Concurso BNDES para nível superior em andamento
Este ano, o Banco publicou o seu edital para cargos de nível superior completo em diferentes áreas de atuação. O certame está sob a responsabilidade da Fundação Cesgranrio e oferta 900 vagas, sendo 150 imediatas e as outras 750 para formação de cadastro reserva.
As inscrições aconteceram entre os dias 26 de julho e 19 de agosto, com taxa de R$ 110,00, recebendo mais de 90,8 mil candidaturas. As etapas avaliativas devem acontecer no próximo mês, previstas para o dia 13 de outubro. Nessa data os participantes serão submetidos a provas objetivas e discursivas, que serão aplicadas em todas as capitais do país.
Conheça mais sobre o BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social foi fundado no ano de 1952 e, hoje, é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A empresa pública tem como objetivo financiar investimentos na economia brasileira. Dentro do BNDES existem duas subsidiárias:
- BNDES Participações S.A. (BNDESPAR):atua no mercado de capitais;
- Agência Especial de Financiamento Industrial (FINAME), atua no fomento da produção e da comercialização de máquinas e equipamentos.
Sua sede fica na capital nacional, Brasília. Porém, o Banco também possui escritório nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. Conheça mais sobre o órgão por meio do vídeo comemorativo de 60 anos do BNDES (2022):