O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, assinou decreto para formação de comissão organizadora de nova seleção para a Agência da Guarda Civil Metropolitana. O documento foi publicado na última terça-feira (27/08). O concurso Guarda de Goiânia vai ofertar 700 vagas autorizadas para candidatos de nível superior.
Esse total é formado tanto por oportunidades imediatas como por cadastro reserva. Com o grupo de trabalho formado, o edital deverá ser lançado em breve, seguindo as diretrizes da Lei Complementar nº 353/2022. Essa legislação determina as etapas de classificação. Veja a seguir o que pode acontecer.
Situação atual
O concurso da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia já está em andamento e será o primeiro para essa área desde 2005. Autorizado desde 2022, o certame havia sido colocado em stand-by até o Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social 2024-2034 ser divulgado, com detalhamento de como o órgão deve agir nos próximos 10 anos.
Depois disso, o Comandante da Agência, Wellington Paranhos, chegou a confirmar o edital. Agora, a Prefeitura liberou os nomes dos integrantes da Comissão Organizadora, que ficarão responsáveis por elaborar todas as regras e etapas da nova seleção da capital do estado de Goiás.
O grupo responsável pela organização do concurso Guarda de Goiânia é composto por diferentes órgãos municipais. A Secretaria Municipal de Administração é a pasta que está encabeçando o projeto, com servidores nas funções de:
- Presidente: Graziella Flávia Pereira Pires Neiva;
- Secretária: Dalila Pereira de Freitas Aires;
- Comissão Técnica: Daniela dos Santos Anjo;
- Comissão Técnica: Elaine Cristina dos Reis Medeiros;
- Comissão Técnica: Mirella Coelho Mendonça de Castilho.
Também há representantes da Procuradoria-Geral do município, da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, do Sindicato dos Servidores Públicos de Goiânia e da Associação dos Servidores da Guarda Municipal.
O que faz a comissão organizadora?
O decreto nº 3.344/2024 foi publicado no Diário Oficial de Goiânia, edição de 27/08/2024, páginas 26 e 27, informando os nomes de todos os membros da Comissão Organizadora do concurso Guarda de Goiânia. Esses servidores ficarão responsáveis por realizar reuniões para definir:
- cronograma de seleção (datas e prazos);
- requisitos dos cargos;
- etapas de classificação;
- o que será cobrado em cada etapa.
Outra atribuição desse grupo de trabalho é selecionar empresa para atuar como banca organizadora. Se a comissão entender como necessário, a empresa escolhida ficará com a função de publicar o edital e aplicar tudo o que estiver descrito nele.
Concurso Guarda de Goiânia: quais serão as vagas?
Todas as 700 vagas autorizadas serão para o cargo de Guarda Civil Municipal (GCM) 1 – 3ª Classe. Dessas oportunidades, apenas 100 serão para contratação imediata, enquanto as outras 600 ficarão disponíveis para formação de cadastro reserva.
De acordo com outros editais e regras da Agência da Guarda Civil Metropolitana, para concorrer à função que será ofertada, é necessário ter:
- Idade entre 18 e 35 anos;
- Ensino superior completo em qualquer área de atuação;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria AB.
Remuneração e benefícios
A tabela de subsídios da Agência é dividida pela classe do cargo. Para o ano de 2024, os GCM de 3ª Classe fazem jus ao valor de R$ 3.100,00 mensais. Esse valor pode chegar a até R$ 7.300,00 por mês para aqueles que subirem à 1ª Classe. Além disso, os servidores devem contar com auxílio-alimentação e gratificação por desempenho.
Atribuições do cargo
Quem for contratado como Guarda Civil Municipal de Goiânia deverá lidar com uma série de atribuições, entre as quais estão:
- realizar atividades de fiscalização, patrulhamento e policiamento ostensivo;
- realizar atendimento e socorro à população;
- executar as atividades administrativas de rotina;
- proteger os bens, serviços e instalações, exercendo as atividades necessárias para a execução desta tarefa;
- colaborar com as autoridades no policiamento preventivo e comunitário, a pé ou motorizado;
- orientar, pacificar, controlar, fiscalizar, autuar, apreender e interditar.
Concurso Guarda de Goiânia: como serão as etapas?
Conforme dito anteriormente, o novo edital deverá seguir a Lei Complementar nº 353/2024. O artigo 26 dessa legislação informa quais são as etapas as quais os candidatos ao cargo de Guarda Civil devem ser submetidos:
- Prova objetiva;
- Prova discursiva;
- Teste de aptidão física;
- Curso de Formação.
Entre essas, o concurso Guarda de Goiânia também deve aplicar fases complementares como avaliações médicas e psicológicas e investigação social. Se o novo certame seguir o formato do anterior, a parte escrita deve cobrar conhecimentos de Língua Portuguesa e Legislação.
Último concurso para Guarda Civil de Goiânia
A capital do estado de Goiás está há quase 20 anos sem realizar nenhuma seleção para efetivos no quadro de GCM. O último edital publicado para esse público foi em 2005, ofertando 1.000 vagas, sendo 900 para homens e 100 para mulheres. Na época, os candidatos foram submetidos a etapas de:
- Prova Objetiva;
- Avaliação Médica;
- Prova de Capacidade Física;
- Avaliação Psicológica.
Vale lembrar também que, diferentemente das regras atuais, o concurso de 2005 cobrava nível fundamental de escolaridade.