Um novo concurso PC CE (Polícia Civil do Estado do Ceará) está confirmado. No dia 26 de agosto de 2024, o governador Elmano de Freitas anunciou um pacote de medidas para o enfrentamento ao crime, entre elas a realização de “concursos para as Forças de Segurança”. Serão 500 novas vagas para Policiais Civis.
Vale ressaltar que não somente a PC CE será beneficiada. Ao todo, o governo espera incorporar 2,6 mil novos servidores da segurança pública. Tudo isso faz parte do programa “Ceará contra o crime”, que distribuirá as outras vagas da seguinte forma:
- 1.000 vagas na Polícia Militar (edital em breve);
- 500 vagas para o Corpo de Bombeiros (edital em breve); e
- 600 vagas para a Polícia Penal (edital já foi lançado).
PC CE: previsão edital
O concurso PC CE será lançado em breve, juntamente com os outros editais de concursos já autorizados, totalizando 2.600 novas vagas para profissionais da segurança pública. Segundo a assessoria do governo, os editais devem “ser publicados ainda este ano, com exceção o da Polícia Penal, que já está em processo avançado”.
Ainda não foram informados quais os cargos que ocuparão as 500 vagas previstas na PC CE, mas a expectativa é de que sejam para Escrivão e Inspetor de Polícia Civil. Antes da publicação dos regulamentos, deverão acontecer os processos internos para a contratação da instituição organizadora de cada um dos certames.
Cargos da PC CE
O último concurso da PC CE foi destinado ao preenchimento de 1.000 vagas (500 imediatas e 500 cadastros de reserva) distribuídas entre as carreiras de Escrivão de Polícia Civil e Inspetor de Polícia Civil. A distribuição exata foi a seguinte:
- Escrivão de Polícia Civil – 75 vagas de ampla concorrência, 5 para pessoas com deficiência, 20 vagas para pessoas pretas e pardas e 200 vagas para cadastro de reserva;
- Inspetor de Polícia Civil – 300 vagas para ampla concorrência, 20 para pessoas com deficiência, 80 para pessoas pretas e pardas e 800 cadastros de reserva.
A remuneração inicial daquele concurso público foi de R$ 3.732,86, para uma jornada semanal de 40 horas, em regime de dedicação integral. Por conta disso, a atividade de Policial Civil é “incompatível com o exercício de qualquer outra atividade pública ou privada e pela permanente expectativa de convocação em situações excepcionais e emergenciais”.
Inscrições
As inscrições ao próximo concurso PC CE acontecerão por meio eletrônico, bastando acessar o site da organizadora escolhida, dentro do período estabelecido. No concurso público de 2021, os inscritos pagaram R$ 150,00 pela participação.
Houve possibilidade de isenção da taxa de inscrição, inclusive para diversas condições, que foram:
- Servidor público do Estado do Ceará;
- Doador de sangue;
- Alunos que estudam ou concluíram seus estudos em entidades de ensino público;
- Candidatos com deficiência;
- Candidatos alunos cujas famílias recebam renda de até dois salários mínimos; e
- Pessoa hipossuficiente.
Provas do concurso PC CE
No concurso da Civil cearense de 2021, o IDECAN aplicou aos inscritos as seguintes etapas:
- Provas escritas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório;
- Teste de aptidão física, de caráter eliminatório;
- Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
- Exame toxicológico, de caráter eliminatório; e
- Curso de formação profissional e avaliação de verificação de aprendizagem, ambos de caráter eliminatório e classificatório.
Provas escritas
A prova escrita objetiva foi no formato de múltipla escolha de cinco alternativas, contendo 100 questões distribuídas entre as matérias de: Língua Portuguesa, Informática, Noções de Direito Penal, Legislação Penal Extravagante, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional e Legislação Específica.
Já as provas discursivas foram constituídas de quatro questões de conhecimentos específicos. Para obter aprovação, os candidatos tiveram que lograr aproveitamento mínimo de 60% nos pontos da referida prova. Os aspectos avaliados foram:
- Macroestruturais: apresentação e legibilidade;
- Microestruturais: ortografia, acentuação e crase; inadequação vocabular; repetição ou omissão de palavras; falha de construção frasal; pontuação; emprego de conectores; concordância verbal ou nominal; regência verbal ou nominal; emprego e colocação de pronomes; vícios de linguagem, estruturas não recomendadas e emprego de maiúsculas e minúsculas.
Demais etapas
Somente foram convocados para a prova de aptidão física os aprovados na primeira fase (provas escritas) em até cinco vezes o número de vagas para cada um dos cargos. Houve os seguintes testes:
- Flexo-extensão de cotovelos sobre o solo em apoio no banco (sexo feminino);
- Resistência abdominal (ambos os sexos);
- Corrida de 50 metros (ambos os sexos);
- Corrida em 12 minutos (ambos os sexos); e
- Flexo-extensão de cotovelos em apoio de frente sobre o solo (sexo masculino).
A avaliação psicológica teve atribuição de notas como “recomendado” e “não recomendado”. Serão submetidos os que forem aprovados no TAF. A investigação social coletou e analisou informações sobre a vida pregressa e atual, além da conduta individual e social do aprovado até ali.
Já o exame toxicológico será realizado para todos os candidatos considerados “recomendados”. Por fim, o curso de formação e treinamento profissional será realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), com duração de quatro meses e carga total de 668 horas/aula.