O governador do estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, autorizou a realização de um novo concurso Sefaz (Secretaria de Fazenda do Paraná) para abertura de 60 vagas destinadas a profissionais de nível superior. A previsão é que o certame possa ter edital publicado ainda neste ano.
O concurso público visa a recomposição do quadro de servidores efetivos da Receita Estadual. As vagas que serão disponibilizadas vão preencher postos de trabalho em diferentes unidades da Receita Estadual do Paraná, localizadas nos municípios de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Umuarama, Cascavel e Pato Branco.
Concurso Sefaz PR: situação atual
No mês de janeiro de 2024, houve autorização de abertura de 50 vagas para a carreira de Auditor Fiscal da Receita Federal. Depois, em 22 de fevereiro de 2024, o governo publicou a aprovação de abertura de 10 vagas para a Secretaria de Estado da Fazenda em decorrência das vacâncias na carreira de Agente Fazendário.
A autorização das últimas vagas pode ser conferida no Diário Oficial do Estado do Paraná, edição de 22 de fevereiro de 2024, na página 48. Ambas as profissões exigem que o profissional tenha nível superior de escolaridade.
Após autorização para a abertura de vagas na Secretaria de Fazenda do Paraná por meio de concurso público, a expectativa cresce para a contratação de banca organizadora e publicação do edital. Assim que houver novidades esse conteúdo será atualizado.
Concurso Sefaz: como foi o edital anterior?
O último concurso público da Secretaria de Fazenda do Paraná foi organizado pela Universidade Estadual de Londrina – Cops/UEL. Foram abertas 100 vagas autorizadas para o cargo de Auditor Fiscal “A”, integrante da carreira de Auditor Fiscal da Coordenação da Receita do Estado – CRE.
Além das vagas destinadas à ampla concorrência, houve reserva para pessoas com deficiência e pessoas negras. A contratação se deu em regime jurídico estatutário.
A remuneração inicial era de R$ 11.046,64 para trabalhar em jornadas de 40 horas por semana. Para disputar uma das vagas, era preciso ter nível superior de escolaridade em qualquer área. Os profissionais inscritos foram avaliados por meio de provas objetivas, prova de títulos, avaliação médica e curso de formação.
Confira como foi a composição das provas objetivas:
- 50 questões de Tecnologia da Informação, sendo 40 redigidas em Língua Portuguesa e 10 redigidas em Língua Inglesa;
- 8 questões de Língua Portuguesa;
- 12 questões abrangendo Matemática, Estatística e Lógica;
- 40 questões abrangendo Direito Constitucional, Tributário, Administrativo, Privado, Penal e Legislação Tributária do Estado do Paraná;
- 50 questões de Contabilidade e Auditoria.
Como se preparar para o concurso Sefaz PR?
Uma dica valiosa para iniciar sua preparação para o concurso Sefaz PR é conferindo o edital anterior, listado anteriormente, e analisando quais os assuntos abordados.
Após isso, será preciso montar um cronograma de preparação e iniciar os estudos. A seguir, estão listados alguns conteúdos gerais que faziam parte no concurso de 2012.
Língua Portuguesa
- Compreensão e interpretação de textos.
- Localização de informações explícitas no texto.
- Inferência de sentido de palavras e/ou expressões.
- Inferência de informações implícitas no texto e das relações de causa
e consequência entre as partes de um texto. - Reconhecimento de efeitos de sentido decorrentes do uso de pontuação, da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos, de campos semânticos e de outras notações.
- Ambiguidade e paráfrase.
- Relação de sinonímia entre expressões vocabulares e palavras.
Matemática
- Conjuntos numéricos: inteiros, racionais e reais, operações.
- Sistema legal de medidas.
- Razões e Proporções.
- Regras de três simples e compostas.
- Porcentagem.
- Equações e inequações de 1.° e 2.° graus.
- Funções de variável real, do 1º e do 2º graus, modulares, polinomiais, logarítmicas e exponenciais.
- Sequências numéricas.
- Progressões aritmética e geométrica.
- Juros simples e compostos.
- Descontos simples e compostos.
Lógica
- Estruturas lógicas; proposições; valores lógicos; Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões.
- Lógica proposicional: proposições simples e compostas; silogismo e tautologia; tabelas verdade; equivalências; leis de Morgan; diagramas lógicos.
- Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos e geométricos.
- Análise combinatória: combinações, arranjos e permutações, probabilidades.
Estatística
- População, amostra, tabelas, gráficos, distribuição de frequência, medidas de tendência central (média aritmética, mediana, moda), medidas de dispersão (variância, desvio padrão).
Direito Penal
- Aplicação da lei penal.
- Crime.
- Imputabilidade.
- Concurso de pessoas.
- Penas.
- Ação penal pública e ação penal privada.
- Extinção da punibilidade.
- Crimes contra a pessoa, o patrimônio, a fé pública e a administração pública.
- Abuso de autoridade – Lei nº 4.898/65 e alterações.
- Enriquecimento ilícito.
- Crimes contra a ordem tributária – Lei nº 8.137/90 e alterações.