Expectativas começaram a ser criadas, a partir do segundo trimestre de 2024, sobre um futuro concurso MTur (Ministério do Turismo). O último edital de seleção pública desse Ministério foi publicado em 2013 e é patente que existe urgência em recompor parte da sua estrutura funcional.
Apesar da pasta, até o momento, não ter se pronunciado de forma pública a respeito do futuro certame, há indícios de que 47 vagas foram solicitadas. O pedido já teria, inclusive, sido encaminhado ao MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos).
Segundo alguns veículos de imprensa, a solicitação de abertura das vagas foi enviada ao MGI no formato de uma Nota Técnica, contendo as devidas justificativas para realização do concurso. O Concursos no Brasil aguarda resposta do MTur, quanto à veracidade dessas informações.
Cargos do MTur
É provável que os cargos oferecidos no futuro Concurso MTur, independente da quantidade de vagas, sejam aqueles de maior carência, tais como: Contador, Analista Técnico-Administrativo, Administrador, Estatístico, Engenheiro e Economista.
Além desses postos de trabalho, alvos do último seletivo, espera-se que o MTur abra vagas de nível médio/técnico, principalmente para Agente Administrativo. Mas, no momento, não há qualquer informação substancial a respeito desses futuros cargos.
Últimos editais MTur
Os três últimos editais de concursos do MTur são de bancas organizadoras que podem ser consideradas como “fora de operação”. Tais provas podem até servir como referencial de quem deseja iniciar os estudos para o próximo concurso MTur, mas a relevância dela caiu bastante.
O concurso mais recente, de 2013, foi organizado pela Escola de Administração Fazendária (ESAF). Para dar uma ideia aos candidatos, essa instituição não realiza um concurso desde, pelo menos, o ano de 2017.
Já os dois primeiros certames, tanto o de 2006 quanto o de 2010, foram executados pela até então conhecida Fundação Universa. Tal organizadora não faz seleções públicas desde 2015, aproximadamente.
Remuneração e provas MTur
O concurso MTur de 11 anos atrás ofertou 52 vagas para os cargos já citados no tópico anterior (Contador, Analista Técnico-Administrativo, Administrador, Estatístico, Engenheiro e Economista).
A remuneração inicial foi de R$ 4.247,82 a R$ 5.212,38, mais benefícios. Os servidores do MTur são subordinados ao Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civil da União e cumprem, semanalmente, jornada de 40 horas.
Somente duas etapas selecionaram os candidatos da época: prova objetiva de Conhecimentos Básicos e prova objetiva de Conhecimentos Específicos.
Saiba mais sobre os concursos do MTur (2006, 2010 e 2013) acessando o repositório oficial.