Poderá sair em breve o edital do Concurso SME Itaboraí (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Itaboraí), no estado do Rio de Janeiro. Isso porque o processo de seleção da banca organizadora do certame, que visa preencher 1.918 vagas, já foi realizado.
O pregão eletrônico, aberto pela Bolsa Nacional de Compras (BNC), recebeu propostas de instituições interessadas até as 9h50 do dia 15 de julho de 2024.
A oficialização da banca organizadora, porém, pode levar algum tempo, visto que, além da melhor proposta, é necessário cumprir requisitos específicos e apresentar documentação detalhada, conforme o termo de referência.
A instituição que atender a todos os critérios será oficializada. Caso contrário, será analisada a segunda colocada e assim por diante.
Vagas previstas
As 1.918 vagas serão preenchidas por meio de concurso público, a serem distribuídas entre oportunidades imediatas e formação de cadastro de reserva, que poderá ser utilizado durante o prazo de validade do certame.
As vagas contemplarão profissionais da educação, como Instrutor de Libras, Professor Coordenador Pedagógico, Professor em diversas áreas, Secretário Escolar e Tradutor e Intérprete de Libras.
O quantitativo de vagas por cargo e os requisitos para cada função serão divulgados posteriormente. Os salários devem variar entre R$ 1.638,33 e R$ 2.280,86 para carga horária semanal de até 40h.
O certame contará com três etapas: provas objetivas, discursivas e de títulos. A primeira etapa será composta por 40 questões que abordam as disciplinas de Língua Portuguesa, Fundamentos da Educação, Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais de Itaboraí, História de Itaboraí e Conhecimentos Específicos.
Na prova discursiva, que deverá ser realizada no mesmo dia da prova objetiva, os candidatos deverão elaborar um texto dissertativo sobre um tema relacionado à área da Educação.
Último concurso
O último concurso SME Itaboraí RJ ocorreu em 2020, sob a organização do Instituto Cidades (Incab). O edital ofertava 653 vagas para professores, abrangendo níveis médio e superior.
No nível médio, foram oferecidas 51 vagas para Professor da Educação Infantil e 332 para Professor Docente II do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano).
Já para nível superior, foram disponibilizadas vagas para Professor Docente I em diversas disciplinas, como Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês), Matemática, História, Geografia, Arte, Educação Física e Ciências.
Para concorrer às vagas de Professor I, era exigida Licenciatura Plena na área de atuação, enquanto para Professor II, o requisito era Ensino Médio na modalidade Normal (Formação de Professores) ou Curso Normal Superior, ou ainda, curso de Licenciatura em Pedagogia com habilitação em séries iniciais do ensino fundamental.