Foi publicado o edital nº 1/2024, divulgando o processo seletivo Colégios Militares para a admissão de estudantes no período de 2024/2025. O documento foi divulgado no Diário Oficial da União, através do Departamento de Educação e Cultura do Exército.
Os colégios militares são instituições de ensino mantidas e administradas por forças armadas, como o Exército, a Marinha ou a Aeronáutica, ou por forças de segurança pública, como a Polícia Militar.
Esses colégios oferecem educação básica e, em alguns casos, ensino médio e técnico, com um currículo que combina a educação tradicional com treinamento militar.
As vagas serão destinadas para Belém – PA, Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Campo Grande – MS, Curitiba – PR, Fortaleza – CE, Juiz de Fora – MG, Manaus – AM, Porto Alegre – RS, Recife – PE, Rio de Janeiro – RJ, Salvador – BA, Santa Maria – RS, São Paulo – SP e Vila Militar – RJ.
Entenda mais a seguir.
Inscrições
Os estudantes interessados devem realizar as inscrições no período do dia 29 de julho de 2024 até às 12h do dia 05 de setembro de 2024.
Ao todo, são 355 vagas para o 6º ano do ensino fundamental e 50 vagas para o 1º ano do ensino médio, totalizando 405 oportunidades de ingresso.
É necessário atender aos requisitos exigidos de cada processo seletivo e nível acadêmico, disponíveis no capítulo II do edital, publicado no site da imprensa nacional.
Para realizar a inscrição, os interessados podem acessar o site do Colégio Militar para o qual desejam tentar uma vaga.
Para as Pessoas com Deficiência, o procedimento é diferente. Isso porque é possível buscar a Comissão de Inscrição do processo seletivo presencialmente nas unidades onde as vagas estão disponíveis, conforme consta no edital.
Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 95,00, com possibilidade de isenção para responsáveis legais comprovam situação de carência socioeconômica. É preciso apresentar o documento de identificação com foto e o número de CPF para iniciar a inscrição.
Etapas
As etapas do processo seletivo para os Colégios Militares são:
- Exame intelectual (EI): prova escrita composta de questões objetivas de Matemática e Língua Portuguesa;
- Revisão médica e odontológica: avaliação da saúde dos candidatos;
- Comprovação dos requisitos biográficos: verificação da documentação e das condições exigidas para matrícula.
A previsão é que o exame intelectual seja aplicado no dia 20 de outubro de 2024. A prova é composta por questões objetivas e de múltipla escolha na área de Matemática e Língua Portuguesa, sendo 40 questões no total. A duração máxima dessa etapa é de 3h30min.
As provas do Exame Intelectual (EI) serão aplicadas nos locais indicados pelos respectivos Colégios Militares. Os candidatos devem consultar o “Manual do Candidato” específico de cada Colégio Militar para verificar os locais exatos de aplicação das provas.
Para passar nessa fase, é necessário possuir pontuação mínima de 50% dos pontos previstos tanto na parte de Matemática quanto de Língua Portuguesa. Mais informações estão disponíveis no edital, publicado no site da imprensa nacional.