Correios anunciam PDV e concurso para contratar carteiros

Concurso Correios finalmente é anunciado, com pelo menos 3,2 mil vagas efetivas. Prioridade para nível operacional do cargo de Carteiro. Saiba mais detalhes.

Agora é mais do que oficial: um novo concurso Correios foi confirmado pela empresa pública na noite da última segunda-feira, 1º/7. Ao que tudo indica, haverá o preenchimento de 3,2 mil vagas imediatas e efetivas, especialmente para o nível operacional do cargo de Carteiro.

continua depois da publicidade

Vale salientar que o último edital de abertura foi lançado em 2011, ou seja, há mais de 10 anos. Conforme o presidente dos Correios, a defasagem atual no quadro de servidores gira em torno de 4 mil a 5 mil cargos. O representante, contudo, disse que existem prioridades.

"(...) No primeiro momento, as vagas serão preenchidos pelos carteiros, que cobrem todos os municípios do país”, anunciou. A ideia é de que o edital de abertura do novo certame seja publicado ainda em agosto para aprimorar os pontos de entrega da empresa pública pelo país.

A medida é vista de maneira prioritária, visto que a estimativa é de chamar os candidatos aprovados ainda neste ano, provavelmente no mês de dezembro. Mesmo que a vacância maior esteja voltada para a carreira de Carteiro, também haverá oportunidades para outros cargos.

Leia também

Edital confirmado e cargos previstos

Ao que tudo indica, o edital de abertura para a carreira de Carteiro será provavelmente divulgado ainda em agosto. Ainda não existem informações específicas sobre a banca organizadora ou demais trâmites relacionados ao certame. Novidades devem ser anunciadas em breve.

O que sabemos, no entanto, é que a empresa pública também tem o intuito de liberar outro edital destinado para cargos de Analista, que devem exigir nível superior completo na área pleiteada. Ou seja, haverá oportunidades para Advogado, Arquiteto, Engenheiro, etc.

De forma geral, os Correios devem oferecer cerca de 3,2 mil vagas em caráter imediato e efetivo. Também existe a possibilidade de formar cadastro reserva para cargos específicos, mas os detalhes somente serão anunciados quando os certames tiveram sido efetivamente lançados.

Programa de Desligamento Voluntário (PDV)

Além do anúncio de um novo concurso público, os Correios também confirmaram um Programa de Desligamento Voluntário (PDV). O representante da empresa comunicou que a decisão veio por demanda dos próprios servidores da ETC (Empresa de Correios e Telégrafos).

No entanto, é importante salientar que esse novo programa de desligamento ainda deve ser aprovado pelas entidades competentes, especificamente a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST).

Pela proposta preliminar, serão elegíveis aqueles empregados do quadro de pessoal que estejam como "ativos" na data em que houver o desligamento. Também precisam atender a requisitos específicos, como:

  • Idade maior ou igual a 55 anos e menor que 75 anos;
  • Ter tempo de efetivo exercício nos Correios maior ou igual a 25 anos;
  • No mínimo, 36 meses de remuneração, considerando os últimos 60 meses.

Os requisitos devem ser atendidos até o último dia do mês anterior ao do prazo para encerramento de inscrições no programa.

Você também pode
gostar
ÓrgãoVagas
SEAD GO 160
SEPLAN BA Várias
CONSAMU Várias
Hemominas 347
MMA 350
Veja todos » Concursos Abertos

Concursos em sua
cidade