Concurso DPE BA: governo prevê edital até 2027; veja mais

Concurso DPE BA é uma das iniciativas indicadas no Plano Plurianual do estado. O objetivo do órgão é aumentar o número de unidades na Bahia.

O Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 do estado da Bahia foi divulgado na última quinta-feira (28/06), informando os orçamentos reservados para diferentes órgãos para os próximos anos. Entre as entidades contempladas, está a Defensoria Pública do Estado (DPE) que tem entre suas iniciativas previstas um novo concurso DPE BA.

continua depois da publicidade

O último certame realizado por esse órgão foi em 2022, com edital de processo seletivo para contratações temporárias. Agora, a expectativa é de recomposição do quadro de pessoal efetivo da Defensoria para manter o bom funcionamento dos serviços direcionados à sociedade.

Concurso DPE BA pode ser lançado a qualquer momento

O orçamento disponibilizado à Defensoria Pública da Bahia para cumprimento de suas metas é de R$ 853.621.000 no total até o ano de 2027. Parte desse valor deverá ser investido na contratação de banca organizadora e realização do concurso DPE BA em algum momento nos próximos três anos.

Leia também

O lançamento de um novo edital faz parte do programa do órgão de “promover assistência jurídica, integral e gratuita à população vulnerável, por meio da expansão territorial, nomeação de membros e servidores, avanços tecnológicos, ampliação dos canais de acesso e dos atendimentos itinerante”, segundo descrito no PPA.

continua depois da publicidade

A partir disso, um dos indicadores de compromisso citados no documento é o aumento das unidades da DPE em 125% até 2027, em comparação com o ano de 2022. Sendo assim, o concurso da Defensoria Pública da Bahia é uma das principais formas de garantir que haverá força de trabalho nas novas localidades da instituição.

concurso DPE BA, concurso DPE BA previsto, concurso Defensoria Pública da Bahia, concurso DPE Bahia

Lista de iniciativas, incluindo o concurso DPE BA, no Plano Plurianual do estado. Foto: Reprodução DOE BA.

Apesar de o certame já fazer parte das previsões do órgão, ainda não foram divulgadas informações como número de vagas e cargos a serem ofertados.

continua depois da publicidade

Outros concursos também estão previstos no PPA

O concurso DPE Bahia não é o único descrito no Plano Plurianual. O documento divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE BA), edição de 27/06, apresenta outras duas entidades que também podem lançar edital até 2027.

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM BA) tem edital previsto desde 2023, com expectativa de publicação em 2025. O último certame realizado pelo órgão foi em 2018 e, agora, o governo estadual voltou a deixar clara a intenção de mais um edital.

A outra oportunidade descrita no documento é do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ BA), que espera um novo edital desde 2020. No ano passado, a presidente do órgão, Cynthia Maria Pina Resende, chegou a enfatizar a necessidade de realizar uma seleção para efetivos “o mais rápido possível”.

continua depois da publicidade
Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade