IBGE abre processo seletivo complementar; 913 vagas

Processo seletivo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abre mais de 900 vagas complementares para o Censo Demográfico 2022.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que já está com seleções complementares em andamento, acaba de publicar mais um edital com a mesma finalidade. De acordo com o edital nº 11/2022, que foi retificado, esse novo processo seletivo IBGE traz 913 postos para as funções de Agente Censitário Municipal (ACM - 285 vagas) e Agente Censitário Supervisor (ACS - 628 vagas), as quais complementam as oferecidas no seletivo nº 09/2021.

continua depois da publicidade

Os interessados por essas duas funções devem ter ensino médio completo e preencher a alguns requisitos básicos, tais como:

  • Capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados;
  • Leia também
  • Acuidade visual para leitura e preenchimento dos questionários e formulários e para interpretar mapas e croquis;
  • Capacidade de locomoção para execução de trabalhos de campo;
  • Capacidade motora para manusear o dispositivo móvel de coleta; e
  • Agilidade para cumprir as tarefas.

Lotação

Os estados da federação com disponibilidade de vagas são: Acre, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Para consultar a relação nominal dos municípios, clique no quadro de vagas.

Do total de vagas, 813 são de ampla concorrência, 85 são reservadas para pessoas pretas ou pardas e 15 são reservadas para pessoas com deficiência.

continua depois da publicidade

Processo seletivo IBGE: remuneração

A remuneração do Agente Censitário Municipal é de R$ 2.100,00 e a do Agente Censitário Supervisor é de R$ 1.700,00, ambas acrescidas dos benefícios de auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais.

O contrato tem duração de até cinco meses, podendo ser prorrogado, se for necessário, e a jornada de trabalho semanal é de 40 horas.

Inscrições ao processo seletivo IBGE

As inscrições são realizadas entre os dias 16 e 19 de junho de 2022, via internet, pela página de seleções complementares do órgão.

continua depois da publicidade

Inscreva-se para uma das localidades com oferta de vagas. Vale ressaltar que a participação é gratuita.

Seleção e demais informações

Os candidatos serão avaliados por meio de análise de títulos, recebendo as seguintes pontuações pela escolaridade:

  • Ensino médio completo - 5 pontos;
  • Curso de graduação incompleto - 7 pontos;
  • Curso de graduação completo - 10 pontos.

Leia o edital completo no site do IBGE, mas, se tiver dúvidas, contate o órgão pelos canais: telefone 0800 721 8181 e e-mail ibge@ibge.gov.br.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade