IBGE divulga novo edital com 48.535 vagas para Recenseador

Processo seletivo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abre mais de 48,5 mil vagas para Recenseador.

Continua a jornada em busca da ocupação de vagas ainda não preenchidas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que precisa executar o aguardado Censo Demográfico 2022. Dessa vez, o edital nº 10/2022 do processo seletivo IBGE traz nada menos do que 48.535 vagas exclusivas para a função de Recenseador.

Leia também

Nessa oportunidade o órgão informa que se trata de uma seleção complementar àquela lançada pelo edital 10/2021, objetivando o preenchimento de postos nas localidades que não tiveram aprovados em quantidade suficiente.

Além das vagas de ampla concorrência (29.045), há previsão de reservas para pessoas pretas ou pardas (14.538) e para pessoas com deficiência (4.952).

Edital IBGE: requisitos

A função de Recenseador tem como pré-requisito escolar tão somente o ensino fundamental completo. Entre as exigências adicionais para assumir cada vaga, estão:

  • Capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados;
  • Acuidade visual para interpretar mapas e croquis;
  • Capacidade de locomoção para execução de trabalhos de campo;
  • Capacidade motora para manusear o dispositivo móvel de coleta; e
  • Agilidade para cumprir as tarefas determinadas.

Processo seletivo IBGE: remuneração e lotação

O edital lembra que a remuneração dessa função essencial do Censo se dá por produção, ou seja, ela é “calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador”. Entenda a forma de cálculo e a estimativa de remuneração no artigo que produzimos.

O contrato terá duração de até três meses, podendo ser prorrogado, se for necessário para que o IBGE conclua os seus trabalhos dentro do cronograma. A jornada de trabalho recomendada é de pelo menos 25 horas semanais.

Como a quantidade de municípios com demanda de vagas é grande (abrange todos os estados e o Distrito Federal), não citamos nominalmente cada um deles. Mas você pode consultar a distribuição no anexo I do edital.

Inscrições ao processo seletivo IBGE

As inscrições são realizadas a partir das 11h do dia 09 até o dia 15 de junho de 2022, via internet, pela página de seleções complementares do IBGE.

Vale ressaltar que a participação não envolve o pagamento de taxa de inscrição. Lembre-se de informar no formulário de inscrição a titulação acadêmica de maior pontuação.

Avaliação e mais informações

Os candidatos serão avaliados por meio de análise de títulos e, se houver empates na classificação, os seguintes critérios serão adotados:

  • Candidato com idade igual ou superior a 60 anos;
  • Quem tiver exercido efetivamente a função de jurado;
  • Candidato com maior idade.

Leia o edital completo no site de seleções complementares do IBGE e, se tiver dúvidas, faça contato pelo telefone 0800 721 8181.

Leia também

você pode gostar também

Concurso Prefeitura de Chapadão do Lageado – SC: edital é anunciado; confira os cargos

Concurso Prefeitura de Chapadão do Lageado, no estado de Santa Catarina, abre oportunidades para profissionais de diferentes níveis de escolaridade.

Prefeitura de Dezesseis de Novembro – RS divulga edital de processo seletivo; veja como participar

Processo seletivo Prefeitura de Dezesseis de Novembro, no estado do Rio Grande do Sul, anuncia oportunidades para profissionais de nível médio. Saiba mais.

Câmara de Painel – SC divulga edital de processo seletivo com vencimentos de até R$ 5,1 mil

Processo seletivo Câmara de Painel, no estado de Santa Catarina, terá avaliação por meio de prova objetiva. Confira todos os cargos ofertados.

Prefeitura de Itaituba – PA abre 249 vagas em novo edital de processo seletivo

Processo seletivo Prefeitura de Itaituba, no estado do Pará, abre oportunidades para profissionais de diferentes níveis de escolaridade.

Prefeitura de Varginha – MG divulga edital de processo seletivo na área da saúde

Processo seletivo Prefeitura de Varginha, no estado de Minas Gerais, anuncia oportunidades na área da saúde. Confira o cargo ofertado.

Concurso Prefeitura de Marília – SP: edital e inscrição; até R$ 9,5 mil

Concurso Prefeitura de Marília, no estado de São Paulo, abre oportunidade para servidor da área jurídica. Confira os detalhes.