IBGE divulga novo edital com 48.535 vagas para Recenseador

Processo seletivo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abre mais de 48,5 mil vagas para Recenseador.

Continua a jornada em busca da ocupação de vagas ainda não preenchidas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que precisa executar o aguardado Censo Demográfico 2022. Dessa vez, o edital nº 10/2022 do processo seletivo IBGE traz nada menos do que 48.535 vagas exclusivas para a função de Recenseador.

continua depois da publicidade

Nessa oportunidade o órgão informa que se trata de uma seleção complementar àquela lançada pelo edital 10/2021, objetivando o preenchimento de postos nas localidades que não tiveram aprovados em quantidade suficiente.

Além das vagas de ampla concorrência (29.045), há previsão de reservas para pessoas pretas ou pardas (14.538) e para pessoas com deficiência (4.952).

Edital IBGE: requisitos

Leia também

A função de Recenseador tem como pré-requisito escolar tão somente o ensino fundamental completo. Entre as exigências adicionais para assumir cada vaga, estão:

continua depois da publicidade
  • Capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados;
  • Acuidade visual para interpretar mapas e croquis;
  • Capacidade de locomoção para execução de trabalhos de campo;
  • Capacidade motora para manusear o dispositivo móvel de coleta; e
  • Agilidade para cumprir as tarefas determinadas.

Processo seletivo IBGE: remuneração e lotação

O edital lembra que a remuneração dessa função essencial do Censo se dá por produção, ou seja, ela é "calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador". Entenda a forma de cálculo e a estimativa de remuneração no artigo que produzimos.

O contrato terá duração de até três meses, podendo ser prorrogado, se for necessário para que o IBGE conclua os seus trabalhos dentro do cronograma. A jornada de trabalho recomendada é de pelo menos 25 horas semanais.

continua depois da publicidade

Como a quantidade de municípios com demanda de vagas é grande (abrange todos os estados e o Distrito Federal), não citamos nominalmente cada um deles. Mas você pode consultar a distribuição no anexo I do edital.

Inscrições ao processo seletivo IBGE

As inscrições são realizadas a partir das 11h do dia 09 até o dia 15 de junho de 2022, via internet, pela página de seleções complementares do IBGE.

Vale ressaltar que a participação não envolve o pagamento de taxa de inscrição. Lembre-se de informar no formulário de inscrição a titulação acadêmica de maior pontuação.

continua depois da publicidade

Avaliação e mais informações

Os candidatos serão avaliados por meio de análise de títulos e, se houver empates na classificação, os seguintes critérios serão adotados:

  • Candidato com idade igual ou superior a 60 anos;
  • Quem tiver exercido efetivamente a função de jurado;
  • Candidato com maior idade.

Leia o edital completo no site de seleções complementares do IBGE e, se tiver dúvidas, faça contato pelo telefone 0800 721 8181.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade