IBGE divulga novo edital com 48.535 vagas para Recenseador

Processo seletivo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abre mais de 48,5 mil vagas para Recenseador.

Continua a jornada em busca da ocupação de vagas ainda não preenchidas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que precisa executar o aguardado Censo Demográfico 2022. Dessa vez, o edital nº 10/2022 do processo seletivo IBGE traz nada menos do que 48.535 vagas exclusivas para a função de Recenseador.

Nessa oportunidade o órgão informa que se trata de uma seleção complementar àquela lançada pelo edital 10/2021, objetivando o preenchimento de postos nas localidades que não tiveram aprovados em quantidade suficiente.

Além das vagas de ampla concorrência (29.045), há previsão de reservas para pessoas pretas ou pardas (14.538) e para pessoas com deficiência (4.952).

Edital IBGE: requisitos

A função de Recenseador tem como pré-requisito escolar tão somente o ensino fundamental completo. Entre as exigências adicionais para assumir cada vaga, estão:

  • Capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados;
  • Acuidade visual para interpretar mapas e croquis;
  • Capacidade de locomoção para execução de trabalhos de campo;
  • Capacidade motora para manusear o dispositivo móvel de coleta; e
  • Agilidade para cumprir as tarefas determinadas.

Processo seletivo IBGE: remuneração e lotação

O edital lembra que a remuneração dessa função essencial do Censo se dá por produção, ou seja, ela é “calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador”. Entenda a forma de cálculo e a estimativa de remuneração no artigo que produzimos.

O contrato terá duração de até três meses, podendo ser prorrogado, se for necessário para que o IBGE conclua os seus trabalhos dentro do cronograma. A jornada de trabalho recomendada é de pelo menos 25 horas semanais.

Como a quantidade de municípios com demanda de vagas é grande (abrange todos os estados e o Distrito Federal), não citamos nominalmente cada um deles. Mas você pode consultar a distribuição no anexo I do edital.

Inscrições ao processo seletivo IBGE

As inscrições são realizadas a partir das 11h do dia 09 até o dia 15 de junho de 2022, via internet, pela página de seleções complementares do IBGE.

Vale ressaltar que a participação não envolve o pagamento de taxa de inscrição. Lembre-se de informar no formulário de inscrição a titulação acadêmica de maior pontuação.

Avaliação e mais informações

Os candidatos serão avaliados por meio de análise de títulos e, se houver empates na classificação, os seguintes critérios serão adotados:

  • Candidato com idade igual ou superior a 60 anos;
  • Quem tiver exercido efetivamente a função de jurado;
  • Candidato com maior idade.

Leia o edital completo no site de seleções complementares do IBGE e, se tiver dúvidas, faça contato pelo telefone 0800 721 8181.

Leia também

você pode gostar também