O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que está com uma seleção para 133 vagas em andamento, acaba de publicar um novo edital, agora para o preenchimento de 220 vagas. De acordo com o edital nº 09/2022, o processo seletivo IBGE traz chances para as funções de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS), dando continuidade ao que foi iniciado no processo seletivo lançado no ano passado (nº 09/2021).
Os interessados por essas duas funções devem ter ensino médio completo e preencher a alguns requisitos básicos, tais como:
- Capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados;
- Acuidade visual para leitura e preenchimento dos questionários e formulários e para interpretar mapas e croquis;
- Capacidade de locomoção para execução de trabalhos de campo;
- Capacidade motora para manusear o dispositivo móvel de coleta; e
- Agilidade para cumprir as tarefas.
Os estados da federação com disponibilidade de vagas são: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Para consultar a relação dos munícipios específicos, clique no anexo de vagas do certame.
Processo seletivo IBGE: remuneração
A remuneração mensal de cada Agente Censitário Municipal que for contratado é de R$ 2.100,00, e a de Agente Censitário Supervisor de R$ 1.700,00, ambas acrescidas dos benefícios de auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais.
O contrato terá duração de até cinco meses, podendo ser prorrogados, se for necessário para que o IBGE conclua os procedimentos relacionados ao Censo Demográfico 2022. A jornada de trabalho semanal será de 40 horas.
Inscrições ao processo seletivo IBGE
As inscrições são realizadas entre os dias 25 de maio e 1º de junho de 2022, via internet, pela página de seleções complementares do órgão.
Inscreva-se para uma das localidades com oferta de vagas, que são dezenas de municípios dos estados citados acima. Vale ressaltar que a participação não envolve o pagamento de taxa de inscrição.
Seleção e demais informações
Os candidatos serão avaliados por meio de análise de títulos, recebendo as seguintes pontuações pela escolaridade:
- Ensino médio completo – 5 pontos;
- Curso de graduação incompleto – 7 pontos;
- Curso de graduação completo – 10 pontos.
Leia o edital completo no site do IBGE, mas, se tiver dúvidas, contate o órgão pelos canais: telefone 0800 721 8181 e -mails psscomplementar.acmacs@ibge.gov.br ou ibge@ibge.gov.br.