Concurso EsPCEx: Edital e Inscrição para preencher 440 vagas

Concurso EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) visa admitir candidatos para ingresso na instituição. Exige-se nível médio.

Saiu o edital nº 1/ S CONC ADMS/2022, por meio do qual o Comando da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) busca admitir 440 novos candidatos. O concurso EsPCEx está sendo gerenciado pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) e receberá inscrições de 07 de fevereiro a 23 de maio de 2022.

continua depois da publicidade

Ao todo, são 440 vagas, em sua maior parte, ou seja, 400 vagas, para o sexo masculino, além de 40 vagas para o sexo feminino. Todos os classificados e convocados, se atenderem ao chamado, serão matriculados no Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico (CFO/LEMB).

Vale ressaltar que, dentro desse total, há uma reserva de 88 vagas para candidatos negros (pretos ou pardos). São 80 vagas para o sexo masculino e oito vagas para o sexo feminino, nessa categoria.

Concurso EsPCEx: requisitos e inscrições

Leia também

Para se inscrever no concurso público da Escola Preparatória, é necessário, inicialmente:

continua depois da publicidade
  • Ser brasileiro nato;
  • Possuir carteira de identidade civil ou militar;
  • Possuir comprovante de inscrição no CPF;
  • Ter, no mínimo, 17 anos e, no máximo, 22 anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula (prevista para 17 de fevereiro de 2023).

Quem atender a esses requisitos básicos poderá se inscrever de 07 de fevereiro a 23 de maio de 2022, preenchendo a Ficha de Inscrição disponível na página da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).

O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00, que precisa ser pago até a data indicada no cronograma. Contudo, de preferência, pague mesmo é quando efetuar a inscrição, isso é mais garantido.

continua depois da publicidade

Requisitos para matrícula: preste atenção!

Vale lembrar que inscrição é uma coisa e matrícula é outra. Dessa forma, para matrícula dos aprovados em todas as etapas, os requisitos exigidos são um pouco mais complexos. Veja abaixo os principais requisitos, lembrando que há diversos outros que precisam ser conferidos no edital:

  • Se do sexo masculino, ter altura mínima de 1,60m ou, se tiver até 16 anos de idade, altura mínima de 1,57, com exame que verifique a possibilidade de crescimento;
  • Se do sexo feminino, ter, no mínimo, 1,55m de altura;
  • Não ter filhos ou dependentes e não ser casado ou haver constituído união estável;
  • Haver concluído o ensino médio, com diploma devidamente registrado e reconhecido;
  • Não estar na condição de réu em ação penal;
  • Possuir idoneidade moral que o recomende na carreira do Exército; e
  • Não possuir tatuagens que façam alusão a ideologias proibidas nas Forças Armadas (confira quais no edital).

Etapas do concurso EsPCEx

A primeira etapa do certame será o exame intelectual (EI), isto é, provas escritas de caráter eliminatório e classificatório. A segunda etapa será composta das seguintes fases:

  • Inspeção de saúde (IS);
  • Exame de aptidão física (EAF);
  • Avaliação psicológica (Avl Psc);
  • Comprovação dos requisitos para a matrícula;

Aqueles candidatos que se autodeclararem negros e que forem convocados para a segunda etapa serão submetidos a uma Comissão de Heteroidentificação Complementar (CHC), necessária para confirmação, ou não, da autodeclaração.

continua depois da publicidade

Datas prováveis das provas escritas

As provas escritas serão aplicadas em dois dias consecutivos, distribuídas nos seguintes módulos:

  • 1º dia: módulo Português (20 questões objetivas); Redação (questão única, discursiva); Física (12 questões objetivas); e Química (12 questões objetivas); e
  • 2º dia: módulo Matemática (20 questões objetivas); Geografia (12 questões objetivas); História (12 questões objetivas); e Inglês (12 questões objetivas).

A duração dessas provas será de quatro horas e meia, em cada dia, e as datas prováveis de aplicação serão os dias 17 e 18 de setembro de 2022.

Quer saber de todas as datas programadas e dos outros detalhes sobre o concurso EsPCEx? Não deixe de ler todo o edital e de acompanhar as atualizações, diretamente no site da EsPCEx.

A versão inicial do edital encontra-se no site do Diário Oficial da União, edição do dia 04 de fevereiro de 2022, página 25, seção 3. Havendo dúvidas, envie mensagem para o e-mail: concurso.candidato@espcex.eb.mil.br ou clique no link de contatos da EsPCEx, onde há todas as outras formas de comunicação.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar
ÓrgãoVagas
Marinha 54
Marinha do Brasil 57
TRF 3 269
UNIVASF 32
TRF 2 Várias
Veja todos » Concursos Abertos

Concursos em sua
cidade