Concurso Marinha: 960 vagas para Fuzileiros; cronograma alterado

Concurso Marinha do Brasil abre centenas de oportunidades para nível médio em oito estados (de todas as regiões) e no Distrito Federal.

Ainda dá tempo de se inscrever para o concurso Marinha, cujo cronograma passou por uma pequena retificação. A seleção visa preencher 960 vagas para matrícula no Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN), referente às turmas I e II, previstas para início no ano de 2023.

continua depois da publicidade

Entre as oportunidades anunciadas, 720 são destinadas a candidatos das regiões Sul e Sudeste do país e vinculadas ao Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves. As 240 vagas restantes são específicas para as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília.

A principal informação retificada no edital foi relativa à prorrogação das inscrições até o dia 31 de março de 2022, com pagamento de taxa até 1º de abril. Demais detalhes permanecem inalterados.

Edital Marinha: vagas e requisitos

Leia também

Aprovados para o CFN na condição de aprendiz-fuzileiro naval, os alunos contarão com ganhos mensais de R$ 1.303,90, valor que é a somatória de soldo e adicional militares, além da compensação por disponibilidade prevista na legislação.

continua depois da publicidade

Durante o curso, serão proporcionados “alimentação, uniforme e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa”, conforme edital divulgado.

Podem se candidatar a uma das vagas 960 vagas abertas para fuzileiros homens entre 18 e 22 anos com ensino médio completo. Outros requisitos estão detalhados no item 2 do edital e incluem estatura mínima de 1,54 m, estar em dia com obrigações militares e eleitorais, além de não ser casado nem isento do serviço militar.

Concurso Marinha: onde será a lotação?

“O candidato, ao realizar a inscrição, deverá optar pelo órgão executor da seleção onde deseja realizar as etapas do concurso, o local onde deseja servir após o Curso de Formação e pela Turma I ou Turma II/2023”, destaca o edital de abertura.

continua depois da publicidade

De acordo com o documento publicado, há vagas destinadas aos candidatos que escolheram servir, após o curso, inicialmente, nos seguintes segmentos da Marinha do Brasil:

  • 580 vagas em unidades da MB no Rio de Janeiro (RJ);
  • 100 vagas em unidades da MB em Brasília (DF);
  • 60 vagas no Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande (RS);
  • 8 vagas no Batalhão de Operações Ribeirinhas em Belém (PA);
  • 50 vagas Batalhão de Operações Ribeirinhas em Ladário (MS);
  • 100 vagas no Batalhão de Operações Ribeirinhas em Manaus (AM);
  • 50 vagas no Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (RN);
  • 8 vagas no Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador (BA);
  • 4 vagas no Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar (SP).

Edital Concurso Marinha: inscrições

O Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha abriu inscrições pelo site a partir das 8h do dia 14 de fevereiro, período que se estenderá até 31 de março de 2022. Será cobrada taxa única no valor de R$ 40,00.

continua depois da publicidade

Concurso Marinha: etapas

Comum a todos os candidatos e primeira fase do certame, a aplicação das provas objetivas terá duração máxima de três horas. O exame começa às 10h (horário de Brasília) em data a ser divulgada pela Marinha.

Serão cobradas 50 questões de múltipla escolha igualmente distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Habilitados no chamado exame de escolaridade serão convocados para as seguintes etapas eliminatórias:

  • Verificação de dados biográficos;
  • Inspeção de saúde;
  • Teste de aptidão física de ingresso;
  • Avaliação psicológica;
  • Verificação de documentos;
  • Procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração.

Saiba mais

Aprovados no certame passarão pelo Curso de Formação, cuja duração prevista é de, aproximadamente, 17 semanas, sob regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura.

Outras informações sobre o concurso Marinha devem ser atualizadas no site da instituição assim que for aberto o período de inscrições. O Comando-Geral disponibiliza os seguintes canais para atendimento aos candidatos: (21) 2101-0899/0892 ou cpesfn.concurso@marinha.mil.br.

Em caso de dúvidas, o edital pode ser acessado diretamente no Diário Oficial da União (edição de 18 de janeiro de 2022).

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade