Concursos policiais: veja 3 matérias importantes cobradas em prova

No geral, conteúdos relacionados ao Direito Penal, Direito Administrativo e Processo Penal são os mais cobrados, mas variam de acordo com cada exame e instituição policial no país.

Os concursos em instituições policiais e de segurança pública costumam ser extremamente populares pelo número de vagas, mas também pela oportunidade de crescimento dentro da carreira, bons salários e estabilidade profissional. Neste sentido, costumam ser desenvolvidos de forma semelhante, com matérias básicas encontradas em provas para diferentes estados brasileiros e instituições.

Sendo assim, é fundamental que o concurseiro crie um plano de estudos que o fortaleça nessas disciplinas, a fim de evitar notas baixas ou até desclassificação. Apesar de serem grandes áreas do conhecimento, essas matérias são cobradas de formas diferentes com base no setor de ingresso do exame.

Portanto, a Polícia Civil e a Polícia Federal, por exemplo, costumam cobrar diferentes aspectos do Direito Penal, pois a aplicação no setor varia de acordo com as atividades desenvolvidas. Confira as matérias cobradas em provas de concursos policiais a seguir:

Quais são as três matérias mais importantes cobradas nos exames?

Em primeiro lugar, a disciplina de Direito Penal é uma das mais importantes, pois cobre grande parte das atividades do cargo. Neste sentido, é fundamental estudar aspectos relativos à Teoria do Crime, aplicação da Lei Penal e os diversos crimes contra a administração pública.

No que refere-se ao último tópico, é fundamental saber tipificar o crime, mas também indicar a modalidade de punição, como valores relativos a multas ou tempo de detenção. Ademais, outros temas comuns nesse tópico são a culpabilidade e o concurso de pessoas.

Logo em seguida, outra disciplina importante é a de Processo Penal, pois é considerada um dos pilares da atividade policial em todas as instituições no país. Nesse sentido, é importante estudar sobre Ação Penal, prisões e Inquérito Penal.

Entretanto, vale lembrar que esses três temas são apenas a base do Processo Penal, e o domínio de outras áreas é fundamental para não ser pego de surpresa nos exames. Comumente, as provas também exigem conhecimento sobre inquérito social, provas e habeas corpus.

Por fim, outra disciplina comum é a de Direito Administrativo, que aborda a parte técnica do trabalho policial. No geral, são cobrados conhecimentos sobre organização do Estado, Administração Pública, atos administrativos, esferas dos agentes públicos e poderes da Administração Pública.

Nesse último ponto, questões como uso e abuso, excesso e desvio são comuns. Em exames da Polícia Federal, por exemplo, encontramos muitas questões sobre o regime jurídico dos servidores e organização da administração, com perguntas sobre cargos, e atividades desenvolvidas por cada setor.

Outras disciplinas comuns nos concursos policiais são Direito Constitucional, Legislação Penal Extravagante e Economia. As áreas do conhecimento mais básicas, como Língua Portuguesa, Informática, Raciocínio Lógico e Atualidades correspondem a quase 40% das provas atualmente.

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.