A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária do Pará acaba de divulgar a abertura de seleção simplificada para a contratação de servidores de apoio e técnico-administrativos. O processo seletivo SEAP – PA é regido pelo edital número 01/2023-PSS/SEAP e oferta 348 vagas para diversas cidades paraenses.
A remuneração mensal pode variar de R$ 3.434,00 a R$ 5.828,99, já considerando todas as gratificações possíveis, tais como risco de vida, auxílio-alimentação e abono salarial, dependendo da função. A execução do certame está a cargo da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP).
Quais são as vagas do processo seletivo SEAP – PA
As ocupações de nível superior são Técnico em Gestão de Informática, Técnico em Gestão de Infraestrutura e Técnico em Gestão Penitenciária (Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Ciências Sociais e Ciências Contábeis).
Já as colocações profissionais de nível fundamental são Auxiliar de Serviços de Agropecuária e Motorista.
Há ainda as funções de Assistente Administrativo (nível médio), Assistente de Agropecuária, Assistente de Informática, Eletricista e Técnico em Enfermagem (nível técnico).
Inscrições ao processo seletivo SEAP – PA
As inscrições ao processo seletivo simplificado estadual serão abertas a partir da zero hora do dia 17 de abril e vão até às 23h59 do dia 20 de abril de 2023.
O registro da candidatura pode ser feito no site da Diretoria de Gestão de Pessoas do Estado do Pará, que é responsável pela condução do certame. Não há cobrança de taxa de inscrição. Os documentos comprobatórios necessários são:
- Comprovação da escolaridade mínima exigida;
- Comprovante de registro em Conselho Profissional, quando a função exigir, com certidão de quitação da anuidade;
- CPF, RG ou CNH (na categoria correta, se a função exigir);
- Título eleitoral com certidão de quitação;
- Carteira de Trabalho;
- Comprovante do PIS/PASEP;
- Certidão de nascimento;
- Carteira de Reservista;
- Comprovante de residência;
- Comprovação das experiências profissionais.
Classificação da SEAP – PA
O processo seletivo SEAP – PA será composto por quatro fases:
- Inscrição e anexação de documentos pessoais (habilitatória, classificatória e eliminatória);
- Análise documental e curricular (classificatória e eliminatória);
- Entrevista (classificatória e eliminatória); e
- Investigação social incluindo antecedentes criminais (eliminatória).
Obtenha todas as informações necessárias diretamente no edital, inclusive para se inteirar dos detalhes sobre os requisitos e das etapas de seleção. Havendo algum esclarecimento pendente, envie mensagem para o e-mail da DGP: pss.dgp@seap.pa.gov.br.
Sobre a SEAP – PA
Segundo a Lei 8.937/2019, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP – PA) é fruto da transformação da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (SUSIPE). Com a sua criação, foi instituído o Sistema Estadual de Administração Penitenciária, que tem, entre muitas outras, as seguintes diretrizes:
- Formulação da política estadual penitenciária;
- Planejamento estratégico e sistêmico; e
- Promoção da reinserção social do privado de liberdade através de processos laborais e socioeducativos.