Bombeiros RS abre vagas para Guarda-Vidas Civis; 40 vagas

Processo seletivo Bombeiros RS recebe inscrições para 40 vagas na ocupação de Salva-Vidas Temporário.

Por meio do edital da capacitação nº GVCT 01-2022/2023, o comando geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul divulgou 40 novas vagas para a contratação de Guarda-Vidas Civis Temporários. O processo seletivo Bombeiros RS é organizado pela própria corporação.

continua depois da publicidade

Os Guarda-Vidas Civis Temporários exercem funções diretamente relacionadas ao salvamento aquático de pessoas e trabalham sob supervisão do Corpo de Bombeiros Militar. As contratações serão pelo período de novembro de 2022 a abril de 2023.

A remuneração será de R$ 2.120,00, acrescida de adicional de 100% de risco de vida e 30 vales-refeição, além da concessão do auxílio-transporte.

Processo seletivo Bombeiros RS: vagas

Leia também

Das 40 vagas imediatas anunciadas para atuação no Litoral Norte ou Litoral Sul gaúcho, 20 vagas são destinadas às Águas Internas (Porto Alegre, Taquara, Nova Palma, Restinga Sêca, Arambaré, Osório, Cruz Alta e dezenas de outras localidades) e 20 vagas às Águas de Mar (Torres, Imbé, Mostardas, Chuí, Rio Grande, Cidreira e muitos outros locais).

continua depois da publicidade

Alguns dos requisitos necessários são:

  • Ser brasileiro e ter no mínimo 18 anos e no máximo 55 anos de idade;
  • Não possuir antecedentes criminais;
  • Ser aprovado nos exames físico e de saúde;
  • Ter o ensino fundamental completo;
  • Estar em dias com as obrigações do serviço militar obrigatório;
  • Não ter sido isentado do serviço militar por incapacidade física definitiva; entre outras exigências.

Como se inscrever no processo seletivo Bombeiros RS

As inscrições ficam abertas de 21 de outubro até 4 de novembro de 2022, por meio do acesso ao site do Corpo de Bombeiros Militar, onde você encontra também o edital e demais atualizações.

continua depois da publicidade

No ato da inscrição já é necessário fazer a opção pela região que deseja concorrer, se Litoral Norte ou Litoral Sul, se Águas de Mar ou Águas Internas.

Seleção dos candidatos inscritos

A primeira fase de habilitação específica será composta pelo exame de saúde e o exame mental. A segunda e terceira fases são a habilitação específica pelo exame de aptidão física e a sindicância de vida pregressa.

Já a quarta e última fase será de Capacitação Técnica de Guarda-Vidas Civis Temporários (CT-GVCT). Esta terá duração de 200 horas/aula, inclusive com aplicação de prova de suficiências física e técnica e prova de conhecimentos teóricos específicos.

continua depois da publicidade

Após realizadas todas as fases, haverá a convocação para contratação dos aprovados, obedecendo as demandas existentes e respeitando o número de vagas. Se houver empates na classificação final, a comissão adotará os seguintes critérios:

  • Maior número de participações na Operação Verão;
  • Melhor índice técnico na capacitação;
  • Maior idade; e
  • Maior escolaridade.

Para tirar dúvidas não resolvidas com a leitura do edital, contate o Corpo de Bombeiros, pelo telefone (51) 98524-8172 ou pelo e-mail acs@cbm.rs.gov.br.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade