A Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro lançou o edital nº 032/2023 do processo seletivo MOBI-Rio, que visa o provimento de 300 vagas imediatas, com reserva para pessoas com deficiência. As oportunidades são destinadas a profissionais com grau de escolaridade fundamental incompleto para contratação temporária.
De acordo com o Decreto Municipal do Rio de Janeiro, apenas profissionais com comprovação da vacinação completa contra a COVID-19, incluindo a primeira, segunda e dose de reforço, poderão se candidatar às vagas.
O prazo de validade deste processo seletivo será de 12 meses, a contar da data da homologação, podendo ser prorrogado por igual período.
Vagas do processo seletivo MOBI-Rio
As vagas deste processo seletivo simplificado são para Motorista de Articulado. Para concorrer, será preciso atender aos seguintes requisitos:
- Ensino fundamental incompleto;
- Experiência como condutor de veículos de grande porte e experiência no transporte coletivo de passageiros;
- Carteira de Habilitação – CNH (categoria E)/Resolução 789.
O salário ofertado aos profissionais é de R$ 3.652,71 para trabalhar em jornadas de 210 horas por mês. Além disso, terá direito ao vale-alimentação no valor de R$ 550,00 e auxílio-transporte.
Processo seletivo MOBI-Rio: veja como participar
Os interessados em participar do MOBI-Rio devm realizar as inscrições, via internet, pelo site da MOBI-Rio, até a data prevista de 24 de outubro de 2023. Basta preencher os dados solicitados no cadastro, incluindo os necessários para concorrer na avaliação.
Vale salientar, no entanto, que em caso de contratação, o candidato deverá apresentar a documentação exigida em edital.
Processo seletivo MOBI-Rio: seleção
Os candidatos inscritos no processo seletivo MOBI-Rio serão avaliados inicialmente por meio de prova de títulos, em que serão pontuados os seguintes critérios:
- Experiência em direção de ônibus Articulado: 15 pontos a cada 12 meses comprovados;
- Experiência em direção de ônibus Padron: 10 pontos a cada 12 meses comprovados.
Além disso, haverá ainda o teste prático de direção, que visa avaliar comportamento e capacidade técnica do candidato, por meio de circuito a ser definido pela Mobi-Rio, simulando obstáculos e manobras presentes no sistema.
Caso ocorra empate na pontuação final obtida por dois ou mais candidatos, os seguintes critérios serão adotados:
- Maior pontuação obtida na experiência profissional em direção de ônibus do tipo articulado;
- Profissional com a idade mais avançada.
Edital e outros detalhes
Para saber mais detalhes sobre o processo seletivo Mobi-Rio, como as atribuições do cargo, leia com atenção o edital de abertura. O documento está publicado no site da MOBI-Rio. Se precisar, entre em contato com a empresa no número de telefone (21) 3400-4000.