Concurso SEAS Ceará: banca contratada; 1.080 vagas previstas

Concurso SEAS Ceará define organizadora e divulga cargos e quantitativos. Confira todas as novidades.

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará acaba de escolher a Funece como banca organizadora do próximo concurso Seas Ceará. Assim, a abertura do edital está cada vez mais próxima. Outro ponto já confirmado é o quantitativo de vagas efetivas: 1.080 distribuídas entre socioeducadores (nível médio) e analistas (superior).

continua depois da publicidade

Descubra a seguir tudo o que já se sabe a respeito do próximo concurso Seas CE. Acesse também provas e gabaritos do edital mais recente, lançado há dois anos.

Novo concurso Seas Ceará: situação atual

Leia também

Com a banca definida, o edital está cada vez mais próximo de ser lançado, já que se trata da única etapa que antecede a abertura de inscrições.

No mês passado, o governo estadual confirmou a abertura dos 1.080 cargos efetivos. Antes disso, em outubro, já havia adiantado que a Seas estaria entre os nove órgãos públicos com editais confirmados para contratação de efetivos.

continua depois da publicidade

Escolhida como banca organizadora, a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) também foi a responsável pelo edital Seas mais recente, datado de 2021.

A tendência, portanto, é que o novo concurso da pasta tenha diretrizes semelhantes às do último seletivo.

Edital Seas Ceará: cargos, requisitos e salários

Quantitativo de vagas e número de cargos já estão confirmados pela Superintendência Estadual, que ainda não revelou os salários atualizados. O quantitativo está assim distribuído:

  • 964 vagas para Socioeducador – ensino médio completo;
  • 116 vagas para Analista Socioeducativo – ensino superior completo.

A expectativa é que os vencimentos fiquem na mesma faixa do certame de dois anos atrás, quando os valores iniciais estavam fixados em R$ 2.266 para todos os cargos.

Último concurso Seas Ceará

Em 2021, as 173 vagas abertas ficaram divididas entre estes quatro cargos:

continua depois da publicidade
  • Socioeducador – 143 vagas imediatas;
  • Psicólogo – 16 vagas;
  • Assistente Social – 9 vagas;
  • Pedagogo – 5 vagas.

Os candidatos passaram por duas etapas seletivas, a começar pela prova objetiva, com acréscimo da avaliação de títulos.

Edital Seas Ceará: provas e etapas

Primeira fase do certame, a prova objetiva do último concurso Seas CE foi aplicada simultaneamente em três cidades:

  • Fortaleza;
  • Juazeiro do Norte;
  • Sobral.

Os 50 tópicos de múltipla escolha foram assim definidos:

  • Língua portuguesa – 10 questões;
  • Direitos humanos – 15 questões;
  • Legislação especial – 15 questões;
  • Regimento interno das unidades da Seas – 10 questões.

Todas as disciplinas tiveram peso idêntico para cálculo da nota. Quem acertou pelo menos metade da prova objetiva passou também pela análise de títulos, etapa estritamente classificatória/não obrigatória.

continua depois da publicidade

Para fins de pontuação, foram levados em conta tempo de experiência profissional na área pleiteada (todos os cargos) e cursos de pós-graduação (para assistentes, psicólogos e pedagogos).

Provas Seas Ceará: conteúdo programático

Cargos que exigem ensino médio

Língua Portuguesa
  • Compreensão e interpretação de texto; Ortografia; Acentuação gráfica; Sílaba (separação e classificação); Encontros vocálicos e consonantais; Classes Gramaticais (substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, crase, conjunção, interjeição); Formação das palavras; Sintaxe (frase, oração, tipos de sujeito, predicado, objeto direto e indireto); Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal. Direitos Humanos. O conceito de direitos humanos. A evolução histórica dos Direitos Humanos. Noções gerais sobre Direitos Humanos. Os direitos humanos na Organização das Nações Unidas. Os direitos humanos na Organização dos Estados Americanos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Corte Interamericana de Direitos Humanos. A natureza jurídica da incorporação de normas internacionais. Regras mínimas das Nações Unidas para proteção de jovens privados de liberdade. Regras mínimas das Nações Unidas para a Administração da Justiça da Infância e da Juventude – Regras de Beijing. Convenções da ONU sobre os direitos da criança.
Legislação Especial
  • Lei Federal nº 8.069 de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA) e suas alterações; Lei Federal nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012 (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – Sinase) e suas alterações; Lei Federal Nº 9.455 de 07 de abril de 1.997 (Lei da Tortura) e suas alterações; Lei Federal Nº 8.742, de 07/12/1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social (Suas) e suas alterações. Lei Federal Nº 8.080, de 19/09/1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes (SUS) e suas alterações.
Regimento interno das unidades da Seas
  • O Regimento Interno das Unidades da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), fonte para a elaboração de questões, será disponibilizado no endereço eletrônico da Seleção (www.uece.br/cev).

Cargos que exigem ensino médio

Língua Portuguesa
  • Compreensão e interpretação de texto; Vocabulário; Gramática (ortoepia e prosódia); Acentuação gráfica; Ortografia; Homófonos e parônimos; Hífen; Crase; Regência; Concordância; Colocação; Pontuação; Estrutura das palavras; Formação das palavras; Classes de palavras; Flexões das palavras. Direitos Humanos O conceito de direitos humanos. A evolução histórica dos Direitos Humanos. Noções gerais sobre Direitos Humanos. Os direitos humanos na Organização das Nações Unidas. Os direitos humanos na Organização dos Estados Americanos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Corte Interamericana de Direitos Humanos. A natureza jurídica da incorporação de normas internacionais. Regras mínimas das Nações Unidas para proteção de jovens privados de liberdade. Regras mínimas das Nações Unidas para a Administração da Justiça da Infância e da Juventude – Regras de Beijing. Convenções da ONU sobre os direitos da criança.
Legislação Especial
  • Lei Federal nº 8.069 de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA) e suas alterações; Lei Federal nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012 (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – Sinase) e suas alterações; Lei Federal Nº 9.455 de 07 de abril de 1.997 (Lei da Tortura) e suas alterações; Lei Federal Nº 8.742, de 07/12/1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social (Suas) e suas alterações. Lei Federal nº 8.080, de 19/09/1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes (SUS) e suas alterações.
Regimento interno das unidades da Seas
  • O Regimento Interno das Unidades da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), fonte para a elaboração de questões, será disponibilizado no endereço eletrônico da Seleção (www.uece.br/cev).

Saiba mais

“O Sistema Socioeducativo do Ceará é composto por 19 centros (11 em Fortaleza e oito no interior), cerca de 960 socioeducadores e 496 jovens socioeducandos”, informa a pasta.

continua depois da publicidade

Acesse gratuitamente a prova e edital do último concurso Seas Ceará. Outras informações sobre o novo certame serão atualizadas pela equipe Concursos no Brasil sempre que houver novidades.

Você também pode
gostar
ÓrgãoVagas
IBAMA 75
Prefeitura de Salitre 697
CORE 40
Prefeitura de Fortaleza Várias
Veja todos » Concursos Abertos

Concursos em sua
cidade