Concurso Polícia Penal SP: edital é autorizado; 1.100 vagas

Concurso Polícia Penal SP deve preencher 1.100 vagas na carreira de Policial Penal (antigo cargo de Agente de Segurança Penitenciária).

Foi autorizada a realização do novo concurso Polícia Penal SP, que terá a oferta de 1.100 vagas! O cargo em oferta será o de Policial Penal, que, até pouco tempo, era mais conhecido como Agente de Segurança Penitenciária de Classe I. A publicação oficial foi lançada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, em sua edição do dia 5 de novembro de 2022.

continua depois da publicidade

De acordo com o despacho, o provimento se dará a partir do “segundo semestre do exercício de 2023, mediante a abertura de concurso público, desde que observadas as vedações previstas na LF 9.504-97 (Lei Eleitoral) e na Lei Complementar Federal 101-2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal)”.

Uma resolução publicada no DOE-SP do dia 9 do mesmo mês de novembro constituiu a comissão do concurso, cuja finalidade será a de “orientar e acompanhar o planejamento, a organização e a execução de todas as etapas”.

Leia também

Concurso Polícia Penal SP: requisitos do cargo

Se o próximo edital se mantiver basicamente como o último, de 2017, o cargo prosseguirá sendo voltado para candidatos do sexo masculino e irá requerer a idade mínima de 18 anos completos e ensino médio completo ou equivalente. Alguns dos outros pré-requisitos para poder disputar as vagas são:

continua depois da publicidade
  • Ser brasileiro nato, naturalizado ou até mesmo de nacionalidade portuguesa;
  • Estar quite com a Justiça Eleitoral e não registrar antecedentes criminais; e
  • Estar em dia com as obrigações do serviço militar.

Provas do concurso Polícia Penal SP

A prova objetiva do último concurso Polícia Penal de São Paulo teve 50 questões sobre as áreas de Língua Portuguesa (25), Matemática (15) e Conhecimentos Gerais (10), com valoração de zero a 100 pontos. O mínimo para ser considerado aprovado foi a obtenção de 50% de aproveitamento.

Essa avaliação escrita aconteceu nas cidades de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba e Taubaté.

As etapas seguintes foram:

  • Prova de condicionamento físico, para a qual se previa a convocação de 12 mil candidatos;
  • Prova de aptidão psicológica, para a qual foram convocados os candidatos considerados aptos na prova de condicionamento físico;
  • Comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada e investigação social.

Nas ocorrências de empate na classificação, a banca organizadora (MS Concursos) utilizou sequencialmente os critérios de:

continua depois da publicidade
  • Idade igual ou superior a 60 anos – Estatuto do Idoso;
  • Maior pontuação em Língua Portuguesa;
  • Maior pontuação em Matemática;
  • Maior idade;
  • Exercício da função de jurado.

Último concurso Polícia Penal SP: vagas, inscrições e vencimento

No concurso público de 2017, ofertou-se, ao todo, 934 vagas no cargo de Agente de Segurança Penitenciária de Classe I (sexo masculino). A jornada de trabalho desses profissionais é de 12 horas seguidas de trabalho por 36 horas seguidas de descanso, mas o edital previa convocações, sempre que necessárias ao serviço.

Desse total, 887 vagas foram para a ampla concorrência e 47 para candidatos com deficiência. O valor da taxa de inscrição, segundo o edital CCP nº 058/2017, foi de apenas R$ 65,00 e toda a organização do evento ficou por conta da empresa MS Concursos.

continua depois da publicidade

Os vencimentos disponíveis, inicialmente, para aquela época correspondiam a R$ 2.695,88, valor esse composto pelo montante básico para a Classe I e acrescido da chamada “gratificação pela sujeição ao Regime Especial de Trabalho Policial”. Saiba mais acessando a documentação do concurso no site da MS.

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade