Atualizado em 06/03/2024 - A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais revogou o edital nº 10/2023 que visava o preenchimento de 2.901 vagas no Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças da Polícia Militar (CFSd QP-PM). O cancelamento do concurso PM MG 2024 foi divulgado dois dias após a suspensão de prova.
O aviso foi publicado pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH), por meio do Centro de Recrutamento e Seleção (CRS) da corporação. As inscrições foram realizadas entre os meses de janeiro e fevereiro, com cobrança de taxa. Esse valor deve ser solicitado pelos candidatos.
Concurso PM MG 2024: devolução das inscrições
As inscrições ficaram abertas no período de 8 de janeiro a 6 de fevereiro de 2024, por meio do acesso ao site do Centro de Recrutamento e Seleção da Polícia Militar mineira. Quem se candidatou precisou fazer o pagamento de R$ 101,00, relativo à taxa de inscrição.
De acordo com aviso de revogação do edital do concurso PM MG, os participantes deverão solicitar a devolução do valor pago. As orientações para esse procedimento serão divulgadas no site do CRS.
Concurso PM MG 2024: quais eram as vagas
Para disputar uma das 2.901 vagas na carreira de Soldado PM MG de 2ª Classe, era necessário:
- Ser brasileiro e ter nível superior de escolaridade;
- Estar quite com as obrigações eleitorais e militares e ter entre 18 e 30 anos de idade;
- Ter Carteira Nacional de Habilitação válida, no mínimo na categoria “B”;
- Ter idoneidade moral e ser aprovado em avaliação psicológica;
- Ter altura mínima de 1,60m e aptidão física;
- Ter sanidade física e mental e não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível incompatível com o exercício das atividades de policial militar.
A remuneração básica do Soldado PM MG oferecida era de R$ 4.360,83. Após a formatura no CFSd QP-PM, a carga semanal de trabalho seria de 40 horas.
Concurso PM MG 2024: como seriam as etapas
O concurso público foi lançado, como vimos, no ano de 2023, mas todos os eventos importantes aconteceriam em 2024. Três fases de seleção seriam executadas se o concurso PM MG não tivesse sido cancelado:
- Prova escrita teórico-objetiva;
- Avaliações psicológicas e exames de saúde; e
- Avaliação física militar.
Prova objetiva
Essa fase seria de caráter eliminatório e classificatório, contendo 50 questões de múltipla escolha sobre as matérias de:
- Língua Portuguesa (incluindo estudo e interpretação de texto);
- Literatura;
- Noções de Língua Inglesa;
- Noções de Direito;
- Direitos Humanos; e
- raciocínio Lógico-Matemático.
Inicialmente, a prova foi suspensa, conforme comunicado. Agora, cancelada por completo com a revogação do edital.
Avaliações psicológicas e exames de saúde
Para esses dois eventos, seriam convocados os candidatos mais bem classificados e não eliminados na prova objetiva, na proporção de 1,8 candidatos por vaga para ambos os sexos em cada região. A parte de avaliação psicológica compreenderia, no mínimo:
- I - teste de personalidade;
- II - teste de inteligência; e
- III – dinâmica de grupo, prova situacional ou anamnese psicológica.
Os exames de saúde, por sua vez, seriam realizados para os aprovados e já regularmente incluídos na instituição, tendo como finalidade "verificação de sua sanidade física e mental". Compreenderiam:
- Exames preliminares;
- Exames complementares; e
- Exame toxicológico.
Avaliação física militar
Para essa última fase do concurso PM MG 2024, seriam convocados os mais bem classificados e não eliminados nas duas fases anteriores, seguindo as proporções estabelecidas em edital, por sexo. Seria composta por:
- Controle Fisiológico (para que já for militar da PM MG) ou Avaliação Médica (para os demais); e
- Teste de Capacitação Física.
Concurso PM MG 2024: quais eram os critérios de aprovação
A banca examinadora do concurso PM MG 2024 iria considerar aprovados os candidatos que se enquadrassem nos seguintes critérios:
- Obter aproveitamento mínimo de 60% do total de pontos da prova objetiva;
- Obter aprovação nas avaliações psicológicas;
- Receber o conceito de apto nos exames de saúde;
- Obter aproveitamento de 60% ou mais no Teste de Capacitação Física; e
- Estar classificado dentro do limite de vagas para o Curso de Formação.
Já os empates seriam resolvidos pela utilização destas diretrizes de preferência:
- Maior nota na avaliação escrita objetiva;
- Maior nota no Teste de Capacitação Física; e
- Maior idade, considerando ano, mês, dia e hora do nascimento.
Curso de Formação de Soldados da PM MG
O Curso de Formação teria duração prevista de nove meses, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Aconteceria na Escola de Formação de Soldados (EFSd) da Academia de Polícia Militar, localizada em Belo Horizonte, e nas Companhias de Ensino e Treinamento das respectivas RPM.
Durante o período formativo, o matriculado seria habilitado ao exercício das atividades relativas à graduação de Soldado. Um dos aspectos importantes do Curso destacados no edital é este:
O Curso de Formação, por sua natureza, exige a verificação de mudança comportamental do discente em circunstâncias de elevado estresse psicológico e físico, razão pela qual os alunos serão submetidos à realização de atividades que exigem resistência física e controle emocional, como forma de desenvolver no discente a resistência à fadiga, tenacidade, perseverança e preparação psicológica para superar eventuais adversidades da profissão.
Durante o CFSd, o Soldado de 2ª Classe receberia remuneração, abono-fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica. Somente depois da sua conclusão, é que ocorreria a promoção para Soldado de 1ª Classe do QP-PM.
Outras informações
A validade do certame seria bem específica: limitada a 60 dias, havendo possibilidade de ser prorrogada uma única vez, por igual período. No entanto, o concurso PM MG 2024 foi cancelado antes de o prazo de vigência ser iniciado.
Leia o edital completo diretamente na página da PM MG, bem como os avisos de suspensão e cancelamento. Havendo qualquer dúvida, existe possibilidade de entrar em contato com a instituição, pelo formulário de Fale Conosco ou formulário da Lei de Acesso à Informação (ambos utilizando sua conta Gov.br).