O Ministério Público Federal (MPF) publicou um novo edital (PGR/MPF Nº 6) para a realização do seu certame. O 30º concurso MPF contará com 13 vagas de início imediato para o cargo de Procurador da República.
As oportunidades do certame estão divididas em diversos estados. O próprio MPF será o responsável por organizar o concurso.
Concurso MPF: vagas
As 13 oportunidades para Procurador da República terão ganhos de R$ 33.689,11 por mês aos que forem aprovados. Essas pessoas precisam ter nível superior em Direito, com registro na OAB e três anos de atividade jurídica exercida. Confira a distribuição das oportunidades.
Acre
- PRM-C. do Sul: uma vaga.
Espírito Santo
- PR/ES: uma vaga.
Goiás
- PRM-Rio Verde: uma vaga.
Paraíba
- PRM-C. Grande: uma vaga.
Pernambuco
- PR/PE: uma vaga.
Rio de Janeiro
- PR/RJ: uma vaga;
- PRM-Petrópolis: uma vaga;
- PRM-S.J. Meriti: uma vaga.
Santa Catarina
- PRM-Joinville: uma vaga.
São Paulo
- PR/SP: uma vaga;
- PRM-Campinas: duas vagas;
- PRM-S.J.B. Vista: uma vaga.
Segundo o próprio edital, a quantidade de vagas e os locais indicados poderão ser alterados pelo MPF por conta provimento das vagas referentes ao 29º concurso público do MPF, justamente o certame anterior.
Concurso MPF: como se inscrever
As inscrições preliminares do concurso MPF poderão ser realizadas a partir do dia 20 de setembro. O término deverá ocorrem em 19 de outubro de 2022, sendo que o registro precisa ser feito no site do MPF.
A taxa de participação custará R$ 250,00. A taxa de registro deverá ser paga mediante uma Guia de Recolhimento da União com os dados abaixo:
- Código de recolhimento: 28883-7;
- Código de Referência: 302022 (nº e ano do concurso);
- Nome do Contribuinte / Recolhedor: nome do candidato;
- CNPJ ou CPF do contribuinte: CPF do candidato;
- Nome da Unidade Favorecida: Secretaria de Administração do Ministério Público Federal;
- UG/Gestão: 200100/00001;
- Valor do Principal: 250,00;
- Valor total: 250,00.
Contudo, quem for doador de medula óssea ou for inscrito no CadÚnico poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição. É preciso que o candidato fique atento aos prazos e regras do edital para obter o benefício.
Concurso MPF: etapas do certame
O concurso MPF terá uma prova objetiva que será aplicada aos candidatos na data provável de 27 de novembro 2022. Além disso, estão previstas as etapas abaixo:
- Prova subjetiva;
- Inscrição definitiva;
- Prova oral;
- Prova de títulos.
Concurso MPF: mais informações
O concurso MPF terá validade de dois anos a partir da homologação. Se houver necessidade, o próprio MPF poderá renovar o prazo por mais dois anos.
O edital completo pode ser lido no site do Diário Oficial da União (DOU), da edição de 20 de setembro de 2022, página 120.