Concurso ADAB: governo da Bahia anuncia 160 vagas

Concurso da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia é autorizado com oportunidades para níveis técnico e superior.

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) deve lançar edital para servidores efetivos em breve. Nesta quinta-feira (09/11), o governo do estado anunciou 160 vagas de níveis técnico e superior em novo concurso ADAB. A novidade foi lançada pelo governador Jerônimo Rodrigues durante a entrega de 55 veículos à Agência.

continua depois da publicidade

Logo em seguida, o perfil oficial do governo da Bahia fez publicação nas redes sociais confirmando a fala de Rodrigues. A expectativa é de que mais informações sejam divulgadas nos próximos dias. Confira a seguir o que já se sabe sobre o certame.

Assim que finalizar sua leitura, aproveite para conhecer outros conteúdos do Concursos no Brasil. Na nossa área de Artigos, você vai encontrar dicas de estudos, testes de raciocínio e matérias sobre as mais diversas curiosidades. Se você já está se preparando para algum concurso, acesse nossos simulados gratuitos e impulsione seus estudos.

Leia também

Concurso ADAB: situação atual

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, autorizou de abertura de 160 vagas em concurso da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia. O anúncio foi feito no dia 09 de novembro de 2023 na sede do órgão durante a entrega de mais de 50 novos veículos para a frota da entidade.

continua depois da publicidade

Rodrigues aproveitou a ocasião de investimento no setor agropecuário do estado para pontuar o seu comprometimento em fortalecer o papel da Agência tanto na segurança como na qualidade do produtor e do consumidor. Segundo ele:

“A Adab vem desenvolvendo um trabalho muito forte com a rede de prefeituras do estado da Bahia. Os sistemas municipais de fiscalização e de monitoramento têm sido uma parceria forte entre os territórios e a agência, porque nós abrimos a possibilidade para que os municípios também assumam sua responsabilidade sob a coordenação e a gestão”.

Sendo assim, o governador afirmou que o novo concurso ADAB vai oferecer 120 vagas para nível superior no cargo de Fiscal Estadual Agropecuário. Além disso, ainda serão abertas outras 40 vagas para profissionais de formação técnica para ingressarem no cargo de Técnico em Fiscalização Agropecuária.

continua depois da publicidade

O objetivo é recompor o quadro de pessoal da Agência que, hoje, conta com 795 servidores, entre concursados, comissionados, estagiários e outras categorias. Após o anúncio, o governo da Bahia publicou a informação em suas redes sociais oficiais. Veja a publicação no X (antigo Twitter):

Concurso ADAB: conheça os cargos autorizados

Conforme dito anteriormente, serão contemplados profissionais de nível superior no cargo de Fiscal Estadual Agropecuário. Esse será divido entre Agrônomos (40 vagas) e Médicos Veterinários (80 vagas). Já o cargo de Técnico em Fiscalização Agropecuária (40 vagas) deve exigir curso técnico em Agropecuária, Agricultura, Zootecnia ou similares.

continua depois da publicidade

Os requisitos específicos serão confirmados assim que o edital do concurso ADAB for divulgado. Enquanto isso, os candidatos podem se basear nas informações do último certame da Agência, que aconteceu há 23 anos. Na época, o certame ofereceu oportunidades para Técnico em Defesa Agropecuária de nível superior e Agente de Defesa Agropecuária de nível técnico.

Confira as possíveis atribuições de cada cargo:

  • Fiscal Estadual Agropecuário (Técnico em Defesa Agropecuária): atividades de grande complexidade, envolvendo o desempenho de funções de inspeção, fiscalização, certificação e controle dos produtos, insumos, materiais de multiplicação, meios tecnológicos e processos produtivos na área de defesa agropecuária;
  • Técnico em Fiscalização Agropecuária (Agente de Defesa Agropecuária): atividades de média complexidade, a nível de inspeção, fiscalização da entrada, trânsito de produtos, subprodutos e derivados da agropecuária, levantamento, monitoramento e mapeamento de ocorrências zoofitossanitárias, cadastramento de propriedades e rebanhos, aplicação das penalidades e multas previstas em lei.

Concurso ADAB: quais serão as etapas?

Ainda não é possível ter certeza de como será feita a classificação dos candidatos, mas se o novo concurso ADAB seguir o formato do anterior, deverão acontecer três etapas principais. A primeira pode ser uma prova escrita, de caráter objetivo, composta por questões de:

continua depois da publicidade
  • Língua Portuguesa (para nível técnico);
  • Matemática (para nível técnico);
  • Caracterização do Ambiente (para nível superior);
  • Legislação Ambiental (para nível superior);
  • Controle Ambiental (para nível superior);
  • Noções básicas para elaboração de relatórios e pareceres técnicos (para nível superior);
  • Conhecimentos Específicos (para todos).

Aqueles que forem aprovados podem ser chamados para um curso de formação profissional, em que terão contato com os conhecimentos teóricos e práticos das funções. Ao final desse período será realizada uma avaliação e, aqueles que atingirem a nota necessária serão considerados classificados.

No caso dos candidatos de nível superior, o concurso ADAB ainda pode cobrar uma prova de títulos.Nessa fase devem ser considerados diplomas de Especialização, Mestrado e Doutorado.

O que estudar para o concurso ADAB?

Os conteúdos cobrados pelo concurso da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia ainda serão confirmados no edital. Enquanto isso, os candidatos ao novo certame podem se preparar estudando o que foi cobrado na última prova, realizada no ano 2000. Confira o que cada cargo teve que responder:

continua depois da publicidade

Fiscal Estadual Agropecuário (Técnico em Defesa Agropecuária)

  • Caracterização do Ambiente: Noções básicas de ecologia. Biodiversidade, proteção da flora e da fauna. Principais ecossistemas do Estado da Bahia. Manejo ecológico.
  • Legislação Ambiental: Política Nacional de Meio Ambiente – Lei Federal 6.938/81. Decreto Federal 99.274/90. Lei de Crimes Ambientais – Lei Federal 9.605/98. Decreto Federal 3.179/99. Política Estadual de Meio Ambiente – Lei Estadual 3.858/80. Decreto Estadual 7.539/99. Código Florestal – Lei Federal 4.771/65 e alterações (MP1.956). Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC (Lei Federal 9.958/00).
  • Controle Ambiental Avaliação de impacto ambiental: conceitos, critérios e procedimentos; meio físico, meio biótico, meio antrópico. Licenciamento ambiental: critérios e procedimentos. Fiscalização e aplicação de medidas corretivas: infrações e penalidades.
  • Noções básicas para elaboração de relatórios e pareceres técnicos.
  • Parte Específica: 1) Fitopatologia. 2) Entomologia. 3) Controle químico e biológico de pragas. 4) Uso correto e seguro de agrotóxicos afins. 5) Armazenamento e transporte de produtos vegetais, subprodutos e resíduos de valor econômico. 6) Métodos de amostragem e análise de produtos vegetais. 7) Legislação Federal sobre defesa sanitária vegetal. 8) Legislação Federal sobre padronização e classificação de produtos vegetais, subprodutos e resíduos de valor econômico. 9) Legislação Federal sobre inspeção de produtos de origem vegetal. 10) Legislação Federal sobre fiscalização de insumos agrícolas. Conhecimentos básicos sobre os organismos e fóruns internacionais: Organização Mundial do Comércio (OMC), Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Organização Mundial de Saúde (OMS), Convenção Internacional de Proteção dos Vegetais (CIPP), Codex Alimentarius (FAO/Comissão), COSAVE (Comissão de Sanidade Vegetal), UE (União Europeia) e MERCOSUL (Mercado Comum dos Países do Cone Sul). Noções básicas sobre normas e procedimentos operacionais em vigilância agropecuária internacional.
  • Médico Veterinário – Defesa Sanitária Animal: 1) Clínica médica. 2) Enfermidades transmissíveis. 3) Epidemiologia. 4) Métodos de amostragem e análise de produtos de origem animal. 5) Métodos de amostragem e análise de produtos para alimentação animal. 6) Legislação Federal sobre defesa animal. 7) Legislação Federal sobre inspeção de produtos de origem animal. 8) Legislação Federal sobre melhoramento animal. 9) Legislação Federal sobre nutrição animal. 10) Legislação Federal sobre fiscalização de insumos pecuários. 11) Legislação Federal sobre reprodução animal. 12) Conhecimentos básicos sobre organismos e fóruns internacionais (OIE, OMS, FAO, OMS/PS, Codex Alimentarius, UE e MERCOSUL). Noções básicas sobre normas e procedimentos operacionais em vigilância agropecuária internacional. 14) Produção referencial de imunógenos biológicos para uso em diagnósticos. 15) Controle de produtos veterinários. 16) Biológicos. 17) Inocuidade, esterilidade e eficiência de antígenos de pulorose e micoplasmose aviária. 18) Inocuidade, esterilidade e eficiência de antígenos de brucelose. 19) Potência de vacina de febre aftosa (ELISA – CFL); inocuidade e esterilidade. 20) Esterilidade de vacina bacterianas e virais. 21) Diagnóstico laboratorial. 22) Febre aftosa e doenças vesiculares diferenciais. 23) Seleção de bovinos sensíveis para experimentação de vacinas anti-aftosa. 24) Análises microbiológicas em produtos de origem animal e de alimentos para animais. 25) Análise físico-química de produtos de origem animal e de alimentos para animais.
  • Médico Veterinário – Inspeção: 1) Anatomia, fisiologia e patologia dos animais domésticos (pequenos, médios e grandes) de interesse na produção de alimentos de origem animal. 2) Sanidade animal: enfermidades que acometem os animais, procedimentos de diagnóstico, prevenção e controle. 3) Inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal como fator de qualidade: boas práticas de fabricação e análise de perigos e pontos críticos de controle. 4) Higiene e tecnologia dos produtos de origem animal e seus requisitos regulamentares. 5) Água de abastecimento industrial e sua significação higiênica nos produtos de origem animal. 6) Inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal: Legislação Federal e procedimentos de inspeção e controle. 7) Enfermidades do homem transmitidas através dos alimentos de origem animal. 8) Padrão de identidade e qualidade dos produtos de origem animal. 9) Classificação e tipificação dos produtos de origem animal. 10) Microbiologia dos alimentos de origem animal. 11) Produção referencial de imunógenos biológicos para uso em diagnósticos. 12) Controle de produtos veterinários. 13) Biológicos. 14) Inocuidade, esterilidade e eficiência de antígenos de pulorose e micoplasmose aviária. 15) Inocuidade, esterilidade e eficiência de antígenos de brucelose. 16) Potência de vacina de febre aftosa (ELISA – CFL); inocuidade e esterilidade. 17) Esterilidade de vacina bacterianas e virais. 18) Diagnóstico laboratorial. 19) Febre aftosa e doenças vesiculares diferenciais. 20) Seleção de bovinos sensíveis para experimentação de vacinas anti-aftosa. 21) Análises microbiológicas em produtos de origem animal e de alimentos para animais. 22) Análise físico-química de produtos de origem animal e de alimentos para animais.

Técnico em Fiscalização Agropecuária (Agente de Defesa Agropecuária)

  • Língua Portuguesa: 1) Compreensão e interpretação de textos. 2) Ortografia oficial. 3) Acentuação gráfica. 4) Empregos das classes de palavras. 5) Emprego do sinal indicativo de crase. 6) Sintaxe da oração e do período. 7) Pontuação. 8) Concordância nominal e verbal. 9) Regência nominal e verbal. 10) Significação das palavras.
  • Matemática: Operações com números inteiros, fracionários e decimais. Sistemas de medidas usuais. Números relativos. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples. Equação de 1º e 2º graus. Resolução de problemas.
  • Conhecimentos Específicos: Noções básicas de anatomia e fisiologia dos animais de interesse na produção de alimentos. Noções básicas sobre as principais doenças veiculadas por alimentos de origem animal. Normas de inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal: procedimentos e tecnologia adequados ao pré-abate, abate, conservação e estocagem. Tipificação de carcaças. Principais doenças bovinas, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos. Fertilidade dos solos: definição, adubação. Uso e conservação dos solos. Manejo ecológico de pastagens e rebanhos. Alimentos e alimentação. Noções sobre pragas, doenças e ervas daninhas. Controle: conceitos, importância e métodos de controle para pragas, doenças e ervas daninhas. Agrotóxicos: conceitos, classificação, noções sobre tecnologia e máquinas para aplicação, descarte de embalagens, armazenamento.
Você também pode
gostar
ÓrgãoVagas
ICMBio 19
ICMBio 1
Prefeitura de Caraíbas 443
PM e Bombeiros 130
IRDEB 14
Veja todos » Concursos Abertos

Concursos em sua
cidade