O concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um dos mais esperados por parte dos brasileiros, mas ainda segue sem edital. No entanto, a previsão da instituição é que as informações sobre o exame sejam publicadas ainda neste ano. Sendo assim, os concurseiros podem seguir os planejamentos de estudo e preparo.
A expectativa é que o concurso ofereça mil vagas com início imediato. Até o momento, não houve escolha da banca organizadora, mas a informação é que as vagas sejam específicas para o cargo de Técnico do Seguro Social.
Como estudar antes do lançamento do Edital
No geral, o concurso de Técnico do Seguro Social do INSS cobra as seguintes habilidades e disciplinas:
- Ética no Serviço Público;
- Interpretação de texto;
- Língua Portuguesa;
- Noções de Direito Administrativo;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Informática;
- Raciocínio Lógico;
- Redação de Correspondências Oficiais;
- Regime Jurídico Único;
- Seguridade Social.
Para se preparar nesses campos, é possível assistir videoaulas e utilizar apostilas destinadas especificamente aos concursos públicos. Além disso, outra forma de se preparar é utilizar outros concursos autorizados e previstos para todo o país, incluindo concursos abertos com editais que já foram publicados.
Assim, além de entender o nível dos exames, ainda que não seja para o mesmo cargo e instituição, é possível compreender as exigências dos editais. Portanto, consulte os portais das Prefeituras, Tribunais, Polícias Militar e Civil para se informar sobre os processos em andamento.
Neste sentido, também é possível utilizar materiais gratuitos disponíveis na internet, tanto para os concursos públicos como para outras provas como o Exame Nacional do Ensino Médio, Exame da Ordem dos Advogados do Brasil e demais instituições.
A prova do INSS funciona em uma única etapa, e os concurseiros não podem zerar nenhum grupo de questões. Caso necessário, o estudante pode investir em um curso preparatório específico para o exame, com profissionais qualificados e conhecedores das especificidades das provas dessa instituição.
Porém, também é possível estudar sozinho, por meio de simulados e outras técnicas.
Onde fazer simulados para o concurso INSS?
Os concurseiros também podem se preparar consultando o conteúdo programático utilizado no concurso de 2015, através do portal do Cebraspe/UnB. Além disso, o Concursos no Brasil também oferece uma sessão com simulados exclusivos ao cargo de Técnico do Seguro Social do INSS.
Na internet, também é possível encontrar cadernos de questões, simulados e outros materiais cujo custo varia entre R$ 50 e R$ 100. Há ainda a possibilidade de acessar simulados e provas similares às edições anteriores na internet, sem custo adicional.
Dicas para estudar mais rápido e melhor
Em primeiro lugar, a melhor forma de estudar com velocidade e qualidade é investir em um planejamento de estudos. Neste sentido, existem diversas técnicas e formas de desenvolver um, mas a principal maneira para começar é distribuir as disciplinas e habilidades ao longo das semanas e dias.
Sendo assim, é fundamental a organização e disciplina para estudar as apostilas, assistir videoaulas e também realizar as provas para testar os conhecimentos. Além disso, os especialistas indicam a utilização de materiais impressos ao invés de telas, para evitar distratores, desgaste mental e também da visão.
Uma boa forma de aprender mais rápido para o concurso INSS é criar conexões entre os conteúdos estudados e a vida pessoal, partindo para a aprendizagem contextual. Basicamente, ao invés de utilizar a memorização, a ideia é associar ideias e informações para que o conteúdo faça sentido para além do material teórico.
Adicionar momentos de revisão no final do dia ou da semana também ajuda a interpretar aquele conteúdo do concurso INSS como concluído, assim como reforçar pontos de dificuldade ou dúvida. Ademais, adicionar pausas intercaladas entre os conteúdos e períodos de estudo ajuda na fixação do conhecimento.