Concurso Banco do Brasil: veja 5 dicas de como estudar para as provas

Concurso Banco do Brasil terá as provas aplicadas na data prevista de 23 de abril de 2023. Por isso, é importante se organizar o quanto antes para estudar.

O edital nº 01 – 2022/001, referente ao concurso Banco do Brasil, abre 6 mil vagas de nível médio. Dentre elas, 4 mil oportunidades são para início imediato e as demais serão cadastro reserva. Esse certame deve contar com inúmeros candidatos e, por isso, reunimos 5 dicas de como estudar para a prova do concurso Banco do Brasil.

Os profissionais contratados terão direito a uma remuneração inicial no valor de R$ 3.622,23. As oportunidades são para o cargo de Escriturário, dividido entre as funções de Agente Comercial e Agente de Tecnologia. Para disputar, é preciso atender aos requisitos:

  • Ensino médio completo;
  • Idade mínima de 18 anos;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (candidatos homens).

Este concurso público está sendo organizado sob responsabilidade Fundação Cesgranrio. As inscrições serão recebidas até o dia 24 de fevereiro de 2023, no site da banca organizadora.

5 dicas para estudar para o concurso Banco do Brasil

Os candidatos inscritos no concurso Banco do Brasil serão avaliados por meio de provas objetivas, redação, aferição da autodeclaração para candidatos negros, procedimentos admissionais e perícia médica.

A prova objetiva, prevista para ser aplicada no dia 23 de abril de 2023, será composta por 70 questões sobre conhecimentos gerais e específicos de cada função. Conforme o edital, serão cobradas as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Matemática;
  • Atualidades do Mercado Financeiro;
  • Conhecimentos Bancários;
  • Probabilidade e Estatística – para função de Agente de Tecnologia;
  • Matemática Financeira – para função de Agente Comercial;
  • Conhecimentos de Informática – para função de Agente Comercial;
  • Vendas e Negociação Informática – para função de Agente Comercial.

A seguir, confira 5 dicas especiais para te ajudar na preparação das provas do concurso Banco do Brasil:

1. Leia o edital completo

O primeiro passo é ler, na íntegra, o documento que rege o certame. Todos os detalhes que você precisa saber sobre a realização do concurso público estão no edital de abertura.

Nesse documento estarão listadas as principais disciplinas que devem ser estudadas, como a pontuação de cada uma delas, fases das provas e diversas outras informações relevantes para os candidatos. Além disso, todos os conteúdos estarão listados para cada matéria que será cobrada na sua prova.

Ao ter acesso à bibliografia, irá aumentar as chances de bom desempenho no certame, além de organizar e direcionar o seu estudo. Também não se esqueça de acompanhar sempre o site da banca organizadora, pois pode haver retificações importantes. Mantenha-se sempre atualizado.

2. Separe um local organizado e silencioso

Após ler o documento que rege o concurso Banco do Brasil, é importante procurar um local para estudar. Separe um espaço na sua casa que tenha uma boa iluminação, com mesa e cadeira confortáveis. Como passará muitas horas do dia estudando, é importante fazer esse momento mais aconchegante.

Outra dica é não deixar sujeira espalhada pela mesa para não desviar o seu foco. Separe canetas, lápis, cadernos e demais materiais, e deixe-os sempre à vista. Além disso, mantenha seu local de estudos organizado.

3. Monte um cronograma de estudo

Antes de montar qualquer cronograma de estudos será preciso estabelecer quantas horas por dia você dedicará à finalidade. Considere o horário de trabalho, afazeres domésticos, compromissos pessoais, horário de sono e momentos de lazer.

Após isso, o primeiro passo será retornar ao edital de abertura. Comece destinando maior parte do tempo para estudar as matérias com maior peso na prova do concurso Banco do Brasil. Depois, inclua aquelas que você tem mais dificuldade e os assuntos onde haja pouco conhecimento. Por fim, parta para as disciplinas que você domina mais.

Para isso, faça uma lista com as disciplinas que devem ter prioridade e precisam de maior foco e reserve um tempo maior para elas dentro da sua rotina. Deixe tudo anotado para conseguir seguir o seu cronograma com eficiência.

Como sua prova terá avaliação por redação, inclua exercícios nessa área. Se possível, busque pessoas que possam corrigi-las e apontar onde poderá melhorar.

4. Faça revisões periódicas do conteúdo

Não esqueça de reservar um tempo no seu cronograma de estudos para fazer revisões. Dê preferência aos conteúdos que não estão bem fixados e aqueles que valem muitos pontos na prova do concurso Banco do Brasil.

Para auxiliar nesse processo, é importante que durante os estudos você faça anotações e marque os conteúdos mais importantes, para ser fácil de encontrá-los depois.

Após ter certeza que absorveu o máximo de informações a respeito dos assuntos estudados, faça um resumo dos pontos mais importantes com suas próprias palavras. Faça essa anotação de lápis, pois ao escrever o assunto vai fixar melhor em sua mente.

Outra dica para sua revisão é fazer associações entre os temas, para que o seu tempo de estudo seja mais eficiente. Essa técnica de resumo para concursos também traz ainda outra vantagem, pois estimula a sua memória visual.

5. Resolva questões de provas anteriores

Resolução de questões é um dos métodos mais eficientes para se preparar para um concurso público. Você pode optar por resolver questões típicas da banca organizadora do certame, pois cada empresa segue uma linha de cobrança.

Além disso, pode responder conteúdos específicos, ou ainda resolver provas anteriores do concurso do Banco do Brasil. Na dúvida, opte pelas três maneira de resoluções.

Algumas plataformas têm comentários de professores de cursinhos preparatórios explicando o motivo da questão estar correta. Isso pode ser muito útil, pois terá uma análise de todas as alternativas da questão.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.