Como surgiu o dinheiro? Confira 4 fatos interessantes ao redor do mundo

Mesmo sendo algo cotidiano para todos nós, existem muitas coisas sobre o dinheiro que, provavelmente, vão te surpreender.

Nem sempre o dinheiro foi o método pelo qual se realizavam as trocas de mercadoria. Quando as civilizações começaram a florescer, o comércio se dava pela troca de mercadorias, sendo que as primeiras moedas só começaram a surgir no século VII a.C. e eram cunhadas em ouro e prata.

Na Idade Média, havia a prática de deixar moedas com um ourives e pegar um recibo, com o tempo esses recibos começaram a ser negociados e deram origem ao papel moeda. A responsabilidade de emitir esses papéis passou a ser dos bancos quando essas instituições surgiram.

Veja a seguir algumas curiosidades sobre essa importante invenção humana:

1. No Brasil

Por aqui, os primeiros recibos emitidos foram preenchidos à mão, pelo Banco do Brasil, em 1810, num modelo que lembra muito o atual cheque.

Já as moedas metálicas começaram a ser produzidas a partir do final do século XVII, com a fundação da Casa da Moeda em 1697. Hoje em dia, essa instituição também produz passaportes com chips e selos fiscais, entre outros itens de segurança.

2. Nos Estados Unidos da América

As notas de dólar americano não são feitas de papel, mas de tecidos. A base para impressão é composta por 25% de linho e 75% de algodão.

Outra coisa que poucas pessoas sabem é que já existiram notas com valor nominal muito elevado, como as de 500, 1 mil e 10 mil dólares. Mas a produção dessas joias já não acontece mais.

3. Europa

Hoje tão comum nas conversas e no mercado, o euro somente começou a circular em janeiro de 2002, e sua idealização também é recente: começou nos anos 1970, mas só tomou corpo com o Tratado de Maastricht, em 1992.

4. Zimbábue

Esse país viveu a pior crise inflacionária conhecida, chegando 231.000.000% ao ano em 2008. Por esse motivo, neste mesmo ano, o Estado lançou a nota com o maior valor de face conhecida: 100 trilhões de dólares zimbabuanos.

Atualmente, o Zimbábue não possui moeda própria e tem um sistema no qual circulam o dólar estadunidense e o rand sul-africano.

Como deu para perceber, dinheiro não é algo simples. Por mais que utilizemos essa ferramenta todos os dias e que nem consigamos imaginar um mundo sem ela, existem inúmeras peculiaridades intrigantes e, muitas vezes, de difícil compreensão.

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.