A aprovação no concurso público parece uma jornada extensa e estressante, mas existem dicas para auxiliar os candidatos a lidarem melhor com esses processos. Sobretudo no que se refere aos preparo para os exames, aos cuidados com a rotina de estudos e à organização do cronograma para cada etapa.
Na maior parte dos casos, o serviço público é um atrativo por conta dos salários altos, da estabilidade e da segurança da carreira, e também dos benefícios que estão associados aos cargos. Sendo assim, é fundamental estar preparado com antecedência para ter maiores chances de competir com os concorrentes. Saiba mais a seguir:
Como ser aprovado em concurso público?
1) Determine a carreira que quer seguir
Ainda que a confirmação dos editais pareça a etapa inicial da preparação para os concursos públicos, existem procedimentos anteriores que devem ser atendidos pelo profissional. Em primeiro lugar, identificar a área de interesse e selecionar qual carreira quer seguir é fundamental.
Entre o Jurídico, Executivo e Legislativo existe uma série de possibilidades para diferentes áreas de atuação, desde as ocupações administrativas até os cargos operacionais e auxiliares. Para escolher a melhor rota, deve-se pesquisar sobre cada caminho e entender qual se encaixa no seu plano de carreira ou realidade pessoal.
2) Organize os estudos
No geral, esperar a publicação do edital para começar a estudar é arriscado, porque os cronogramas costumam ser apertados e as datas de cada etapa são muito próximas. Por isso, os candidatos devem estar estudando antes para não serem pegos de surpresa e conseguirem atender ao conteúdo programático com antecedência.
Portanto, utilize as técnicas de organização para dividir as disciplinas ao longo dos dias da semana. Porém, não se esqueça de incluir os estudos, revisões e práticas com listas de exercícios para ir além da teoria. Nesse caso, pode-se buscar editais anteriores e provas antigas para orientar o processo.
3) Coloque em prática o seu plano de estudo
Depois de consultar o conteúdo programático, habilidades exigidas e como as provas estão organizadas, invista em criar um plano de estudo que seja coerente com a sua realidade. Ou seja, que equilibre as atividades pessoais e profissionais com o descanso, lazer, exercícios físicos e demais prioridades.
Em alguns casos, o plano de estudo pode escalonar o mês com semanas de estudo teórico e semanas de simulados para concluir cada mês com revisões. Por outro lado, há quem separe as disciplinas ao longo dos dias como blocos, baseados nas áreas do conhecimento que estão previstas no exame.
Acima de tudo, é fundamental que o plano de estudo considere a disponibilidade de tempo do candidato, e também o cronograma previsto para o concurso público. Se necessário, selecione os pontos que exigem mais dedicação para se concentrar.
4) Não tente abraçar o mundo
Limite-se às informações presentes no edital, e evite tentar aprender tudo que existe dentro de cada assunto para conseguir concentrar-se no que é mais importante. Ainda que mais conhecimento crie segurança para a realização da prova, a tendência é sobrecarregar o seu cronograma de estudos e prejudicar a aprendizagem.
Portanto, organize os conteúdos a serem estudados em uma lista e esgote cada um, tanto por meio dos textos de referência quanto pelas revisões, simulados e listas de exercício. Logo em seguida, inicie os próximos estudos para criar um ritmo, sem fugir daquilo que é mais importante.
5) Invista nos seus estudos
Evite normalizar a dificuldade ou negligenciar uma parte do conteúdo programático porque você sente que domina aquele tema. Na maior parte dos casos, dar atenção proporcional a todas as disciplinas te ajuda a fixar o que você ainda não entendeu, aprofundar os conhecimentos existentes e dominar as matérias no seu ritmo.
Ao invés de pegar todo e qualquer material disponível na internet, aposte na qualidade do que está usando para estudar. Atualmente, existem diversos portais que oferecem cursos de preparação para cada cargo, disponibilizando materiais de estudo, exercícios e aulas em formatos diversos.