Como reduzir o estresse no trabalho? Veja 7 dicas que podem te ajudar

Se as obrigações da sua profissão estão te deixado com os nervos à flor da pele, fique por dentro das nossas dicas para reduzir o estresse no trabalho.

Reuniões com o chefe, cobranças por resultados, tarefas para a última hora e projetos que precisam ser desenvolvidos. Além do desgaste da jornada de trabalho, muitas vezes podemos nos deparar com situações que fogem do nosso controle, dentro do ambiente corporativo. E isso pode acabar nos estressando — felizmente, existem algumas maneiras de reduzir o estresse no trabalho.

continua depois da publicidade

Continue a leitura desta matéria que vai te dar sete dicas para que você não se estresse mais no dia a dia, durante a realização das suas atividades na empresa onde trabalha. Se você seguir todos os nossos conselhos à risca, a motivação e produtividade poderão fazer parte sua vida. Confira.

Como reduzir o estresse no trabalho?

1) Tenha planejamento

Leia também

Para reduzir o estresse no trabalho, o profissional deve ter planejamento. A sobrecarga de tarefas diárias dentro do ambiente corporativo pode contribuir para o desgaste mental dos colaboradores, já que, por vezes, é necessário fazer horas extras ou trabalhar nos momentos de descanso.

Dessa forma, é fundamental que você planeje (com antecedência) como será o seu dia de trabalho. Mantenha o controle da sua agenda e estabeleça um limite de atividades diárias. Isso vai garantir entregas dentro do prazo e sem prejuízos a sua saúde mental.

continua depois da publicidade

2) Aprimore a sua comunicação

Outra dica para reduzir o estresse no trabalho. Uma comunicação com falhas ou ruídos pode gerar discussões sem necessidades, por causa dos mal entendidos. E isso pode estressar os colaboradores, no dia a dia.

Dessa forma, é fundamental que você procure sempre aperfeiçoar a sua comunicação com os outros colegas de trabalho. Procure ter o máximo de clareza com as palavras e certifique-se de que o seu ouvinte entendeu corretamente a sua mensagem.

3) Reduzir o estresse no trabalho: Momentos de relaxamento são necessários

Trabalhar ininterruptamente, sem fazer intervalos frequentes, pode elevar os níveis de estresse em qualquer profissional. Afinal de contas, todo mundo precisa de um tempo para relaxar e interagir com os colegas, para que o ambiente de trabalho não seja acometido pelo estresse.

continua depois da publicidade

A cada duas horas de trabalho faça um intervalo de 15 minutos. Levante-se da cadeira, ande um pouco, dê aquela espreguiçada, coma uma fruta ou simplesmente observe a natureza ao seu redor. Tudo isso auxilia a reduzir o desgaste mental durante o expediente.

4) Colabore para melhorar o clima organizacional

Fofocas e especulações sempre fizeram parte da rotina de milhares de empresas (principalmente as privadas). O problema é que esse tipo de atitude pode gerar estresse, além de causar ansiedade e medo, por parte dos colaboradores.

continua depois da publicidade

Para que o ambiente de trabalho seja menos estressante nesse sentido, você deve estimular comportamentos que possam contribuir para que o nível de estresse seja reduzido ao máximo. Quando o clima organizacional fica livre de tudo aquilo que possa preocupar ou prejudicar os funcionários, a tranquilidade reina em absoluto.

5) Dieta balanceada e exercícios físicos devem fazer parte da sua rotina

Para reduzir o estresse no trabalho também é recomendado que você fique atento à sua alimentação, que deve ser sempre balanceada e à prática de atividades físicas diárias. Quem não ingere alimentos saudáveis e, de quebra, é sedentário, costuma ter um maior nível de estresse no organismo.

Nesse caso, o ideal é que você se consulte com um profissional da área da Saúde, para que ele indique um plano alimentar e as atividades físicas que tenham mais compatibilidade com os seus objetivos, necessidades e condições clínicas.

6) Fomente a colaboração mútua

A sinergia sempre deve estar presente dentro do ambiente corporativo. Quando existe aquele espírito de colaboração mútua, no qual os colegas ajudam uns aos outros com as tarefas, o estresse praticamente não existe, já que ninguém fica sobrecarregado.

Por isso, sempre que for possível, você deve fomentar esse tipo de comportamento. Um ambiente colaborativo, além de deixar a produtividade ainda mais em evidência, também pode contribuir para que a saúde mental de todos não seja prejudicada. E isso se traduz em mais qualidade de vida.

7) Reserve um tempinho para praticar meditação

A última dica para reduzir o estresse no trabalho. Você sabia que praticar meditação pode ser uma maneira de não se estressar durante o expediente na empresa? É verdade. A meditação traz benefícios como a tomada de decisões com mais assertividade, melhora das relações interpessoais, aumenta a criatividade e, claro, colabora com a redução dos níveis de estresse.

Reserve o tempo de uma das suas pausas no trabalho para meditar. Vá para uma sala vazia ou para um local que não tenha trânsito de pessoas e medite por uns 10 minutos, sempre focando em sua respiração. Adicionar essa prática à sua rotina pode trazer benefícios para a sua saúde mental a curto prazo. É possível se sentir até com mais energia e concentração nas atividades.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade