O Caixa Tem é uma plataforma desenvolvida inicialmente para envio e recebimento dos benefícios pagos pelo Governo Federal. A princípio, surgiu para viabilizar as transferências relativas ao Auxílio Emergencial durante a pandemia da COVID-19, mas continua atuando em programas como o Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada e outros, além de viabilizar os pagamentos do 13º salário do INSS e do FGTS.
Neste sentido, tornou-se uma espécie de carteira digital para os clientes da Caixa Econômica Federal. Através da plataforma, os usuários conseguem realizar transferências bancárias para diferentes instituições financeiras, realizar o pagamento de boletos via Pix e acessar diversas funcionalidades práticas. Confira a seguir como efetuar transferência pelo Caixa Tem:
Passo a passo de como realizar transferência pelo Caixa Tem
Em primeiro lugar, acesse o aplicativo Caixa Tem no seu aparelho, disponível para Android e iOS. Após entrar em sua conta, informando o login e senha, clique na função “Transferir dinheiro”. Logo em seguida, o aplicativo irá abrir em um bate-papo com mensagens automáticas, onde você deve selecionar a opção de transferência.
Com a opção selecionada, clique em “Digitar Agência/Conta” e informe os dados da conta que irá receber o dinheiro. Posteriormente, selecione o banco na lista de opções, ou informe a instituição caso não apareça na tela. Para concluir essa etapa, digite também o número da conta e selecione qual tipo é: corrente ou poupança.
Informe ainda os dados do beneficiário, como nome, CPF ou CNPJ. Não se esqueça de conferir as informações antes de inserir o valor a ser transferido.
Por fim, informe de qual conta vai sair essa quantia e confirme. Você pode acessar o comprovante da transferência logo em seguida, e enviar para os seus contatos na opção de compartilhamento.
Confira também um tutorial simples e prático de como realizar transferência pelo Caixa Tem, disponível no canal oficial da Caixa:
Quais são as outras modalidades de transferência?
Os usuários também podem transferir os valores através do Pix, caso não queiram optar por pagar as taxas no TED ou DOC. Neste caso, acesse a opção “Pix | Consultas e Chaves” no menu de funcionalidades e aguarde o menu ser aberto no aplicativo.
Nessa segunda etapa é necessário informar se o pagamento será realizado através da chave Pix, por leitura de QR Code, copiando e colando ou ainda inserindo os dados bancários. Com a opção selecionada, clique em continuar e preencha as informações. Ainda é possível enviar uma mensagem ou descrição à transferência.
O comprovante de pagamento será disponibilizado na tela com o final da operação, e você pode enviar para os seus contatos da mesma forma. Outras alternativas para transferir valores é através do pagamento de um boleto gerado pelo beneficiário, efetuando a leitura do código de barras pela câmera do celular ou inserindo-o manualmente.
Ademais, algumas instituições permitem a transferência bancária a partir do cartão virtual, inserindo o número do cartão nas carteiras digitais, como o Mercado Pago ou PicPay.