Como identificar uma pessoa inteligente? Veja 5 sinais claros

Ainda que seja uma habilidade desenvolvida de maneiras diversas ao longo da vida, a inteligência possui alguns padrões de comportamento comprovados cientificamente.

A inteligência é um traço universal, pois supera diferenças culturais e geográficas a partir de padrões de comportamento comprovados cientificamente. Neste sentido, pessoas inteligentes podem ser identificadas por sinais claros, ainda que um pouco inusitados. Seja pelo hábito noturno ou até mesmo pelo fato de ser o irmão mais velho, as pessoas inteligentes possuem diferentes contextos de vida e histórias particulares, mas se agrupam por suas escolhas e personalidades.

A seguir, confira como identificar uma pessoa inteligente e as características que podemos reconhecer facilmente nesses indivíduos.

5 traços para identificar pessoas inteligentes

1) Permanecem focadas, apesar das distrações

Segundo um artigo escrito pelo autor Frank Zhu para a revista Current Biology, pessoas inteligentes conseguem manter o foco por muito tempo, sendo particularmente resistentes às distrações e estímulos externos.

De acordo com o documento, existem estudos específicos que investigaram como indivíduos com maiores pontuações em testes de QI demoravam mais tempo para reconhecer movimentos no fundo de uma imagem.

Em resumo, esse exame comprovou que eles optam por manter a atenção nas imagens do primeiro plano. Nos casos em que a pessoa focava no movimento ao fundo, era incapaz de descrever o objeto que estava à frente quando perguntado, pois passou despercebido.

2) Costumam ter hábitos noturnos

Uma pesquisa publicada na revista científica Personality and Individual Differences em 2009 analisou os hábitos do sono em cerca de mil adultos e a relação com a pontuação nos testes de QI durante a infância.

Como resultado, perceberam que as pessoas mais inteligentes costumam ficar acordadas de madrugada nos dias úteis e também nos finais de semana.

3) Conseguem reconhecer as próprias limitações intelectuais

As pessoas inteligentes reconhecem que não sabem de tudo e tendem a ser mais curiosas e questionadoras por conta dessa característica.

De acordo com o estudo de Justin Kruger e David Dunning, publicado no Journal of Personality and Social Psychology, quanto mais inteligente um indivíduo, mais consciente das próprias limitações ele é.

O estudo coordenado por ambos analisou o desempenho dos estudantes em exames e como avaliavam a experiência da prova. No caso daqueles com melhores resultados em testes de QI, percebeu-se maior facilidade em avaliar seu desempenho como mediano ou ruim.

4) São extremamente curiosas

Um artigo publicado no Journal of Individual Differences em 2016 concluiu que existe uma relação entre o conhecimento obtido na infância e a abertura para novas experiências ao longo da vida adulta.

Neste caso, o estudo analisou britânicos durante 50 anos e percebeu que as crianças de 11 anos com altas pontuações em testes de inteligência apresentaram experiências mais diversas aos 50 anos de idade.

Ademais, o estudo também concluiu que as experiências não correspondiam necessariamente à área de formação acadêmica ou às profissões desempenhadas. Portanto, iam além das rotinas desses indivíduos e atendiam interesses mais amplos que os esperados.

5) Têm uma mente aberta e mais flexível

Um estudo publicado pela Universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos identificou que pessoas com resultados maiores em testes de inteligência costumavam ter uma mente mais aberta, procurando respostas e caminhos alternativos nos exames. Além disso, aceitavam melhores sugestões nas atividades em grupo e mudavam de opinião sem muita resistência.

Leia também

você pode gostar também

Você tem a Síndrome do Impostor? Estes 5 sinais te ajudam a identificar

Saiba reconhecer os sinais que podem indicar que você foi acometido pela síndrome do impostor, que é bastante comum em todo o mundo.

Palácio da memória: veja 5 truques para aplicar a técnica em sua rotina

Se você está estudando para as provas de um concurso, conheça cinco dicas para a aplicar a técnica do palácio da memória e aumente suas chances de aprovação.

WhatsApp: saiba como recuperar conversas apagadas no aplicativo

Mensagens apagadas podem ser recuperadas por meio da ferramenta de backup dos aparelhos, mas ela deve ser ativada antes da tentativa.

Redação nota mil: 5 hábitos simples que te ajudam a escrever melhor

Conheça cinco dicas sobre como fazer uma redação nota mil e deixe a sua aprovação no concurso público bem mais perto.

Cronograma de estudos: o que levar em conta na hora de montar o seu?

Descubra o que não pode faltar no seu cronograma de estudos e aumente as chances de ser aprovado em qualquer concurso público.

Cartão do Auxílio Brasil: entenda como validar e cadastrar a senha

A validação da senha pode ser feita pelo aplicativo Caixa Tem, em unidades lotéricas ou agências da Caixa.